INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E TURISMO À LUZ DA TEORIA DA UPPSALA

Palavras-chave: Internacionalização Acadêmica. Modelo de Uppsala. Administração. Contabilidade. Turismo.

Resumo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) reconhece a necessidade de os programas de pós-graduação dedicarem especial atenção ao processo de internacionalização acadêmica para o próximo quadriênio (2021 a 2024). Diante disso, esta pesquisa analisou, à luz da teoria de Uppsala, como o processo de internacionalização acadêmica vem ocorrendo na última década no campo de administração, contabilidade e turismo. Para esse fim, coletou-se os artigos científicos originários de pesquisas realizadas por programas de pós-graduação nacional da área publicados no período de 2010 a 2019, em periódicos internacionais indexados a base Web of Science. Na sequência, analisou-se o currículo Lattes dos pesquisadores mais prolíficos do campo, de modo investigar as estratégias de internacionalização adotadas. Os resultados indicam que a distância psíquica do processo de internacionalização tende a ser encurtada quando os pesquisadores possuem experiências internacionais durante sua formação ou descendem de um ambiente acadêmico propenso à internacionalização.

Biografia do Autor

Bruno Francisco Batista Dias, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Doutorando pelo PPGA/Unigranrio (Duque de Caxias-RJ). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Gestão Pública com ênfase em didática do ensino superior. 

Josir Simeone Gomes, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Pós-Doutorado na Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha e curso de especialização na Harvard Business School. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Professor da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). 

Referências

AIGNER, Jean. Internationalizing the university: making it work. Va.CBIES Federal: Springfield, 1992.

ANDERSSON, S. The Internationalization of the firm from an entrepreneurial perspective. International Studies of Management & Organization, v. 30, n. 1, p. 63-92, Spring 2000.

ATHAYDE, André Luiz Mendes; BARBOSA, Telma Regina da Costa Guimarães. Avaliação de programas governamentais: Ciência sem Fronteiras em foco. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 73, p. 224-252, 2019.

AUDAS, Mille. Comparing Policy Statements and Practicesin the International Dimension of Selected Institutions of Higher Education. International Education Forum. v.11, n. 2, p. 59-73, 1991.

BADY, Janaína Bueno; FOSSATTI, Paulo; JUNG; Hildegard Susana, DA SILVA; Denise Regina Quaresma. Internacionalização da Educação Superior: Formando Cidadãos Globais. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 3, p. 273-289, 2020.

BAERNHOLDT, M., DRAKE, E., MARON, F., NEYMARK, K. Fostering Internationalization: an American–Danish semester‐long undergraduate nursing student exchange program. International nursing review, v. 60, n. 2, p. 221-227, 2013.

BÉGIN-CAOUETTE, Olivier. The internationalization of in-service teacher training in Québec cégeps and their foreign partners: An institutional perspective. Prospects, v. 42, n. 1, p. 91-112, 2012.

BEDENLIER, S.; ZAWACKI-RICHTER, O. Internationalization of higher education and the impacts on academic faculty members. Research in Comparative & International Education, v. 10, n. 2, p. 185–201, 2015.

BLEGGI, Amanda. O papel da universidade na capacitação dos discentes na proficiência em Língua Inglesa para a Internacionalização. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2019.

BILKEY, Warren J.; TESAR, George. The export behavior of smaller-sized Wisconsin manufacturing firms. Journal of International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 93-98, 1977.

BOGOTCH, Ira; MASLIN-OSTROWSKI, Patricia. Internationalizing educational leadership: How a university department jumps the curve from local to international. Educational Administration Quarterly, v. 46, n. 2, p. 210-240, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. 1996. Disponível <http://www.Planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acessado em: 10 ago. 2020.

Ciência sem Fronteiras (CsF). Indicadores de resultados de 2019. 2019. Disponibilidade em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/estatisticas-e-indicadores. Acessado em: 10 ago. 2020.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Base de dados Web of Science (2018). 2018. Disponibilidade em: <https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pcollection&mn=70&smn=79&cid=81>. Acessado em: 10 ago. 2020.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Parecer nº 977 de 1965. 1965. Disponibilidade em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf>. Acessado em: 10 ago. 2020.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sistema Nacional de Pós-Graduação. 2020a. Disponibilidade em: <https://www.capes.gov.br/acessoainformacao/informacoes-classificadas/91-conteudo-estatico/avaliacao-capes/6871-caracterizacao-do-sistema-de-avaliacao-da-pos-graduacao 2020> Acessado em: 10 ago. 2020a.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Proposta de Aprimoramento da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira para o Quadriênio 2021-2024 – Modelo Multidimensional. 2020b. Disponibilidade em: <https://www.capes.gov.br/images/FICHA_AVALIACAO/Administra%C3%A7%C3%A3o.pdf> Acessado em 10 ago. 2020b.

CARNEIRO, Jorge; DIB, Luís Antônio. Avaliação Comparativa do Escopo Descritivo e Explanatório dos Principais Modelos de Internacionalização de Empresas. INTERNEXT –Revista Eletrônica de Negócios Internacionais Da ESPM, v.2, n.1, p. 1-25, 2007.

CARVALHO, Sabrina Borges Ramos de; ARAÚJO, Geraldino Carneiro de. Gestão da internacionalização das instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 25, n. 1, p. 113-131, 2020.

CHILD, John; RODRIGUES, Suzane B. Padrões e motivos da internacionalização de empresas chinesas. In: OLIVEIRA JR., M. de M. et al. Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global. Porto Alegre: Bookman, 2010.

CHINELATO, Flavia Braga; ZIVIANI, Fabrício. Internacionalização dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração no Brasil. Revista ADM. MADE, v. 20, n. 2, p. 1-22, 2017.

CRUZ, Viviane Xavier de Araújo. Programa Ciência sem Fronteiras: uma avaliação da política pública de internacionalização do ensino superior sob a perspectiva do paradigma multidimensional. 2018. 209 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, 2018.

CORYELL, Joellen Elizabeth; DORODOYE, Beht A.; WRIGHT, Robin Redmon, PATE, P. Elizabeth, NGUYEN, Shelbee. Case studies of internationalization in adult and higher education: Inside the processes of four universities in the United States and the United Kingdom. Journal of Studies in International Education, v. 16, n. 1, p. 75-98, 2012.

DA SILVA, Fernanda Reis; VERDU, Fabiane Cortez; CRUBELLATE, João Marcelo. Internacionalização e Teoria Institucional: Um Estudo Bibliométrico da Combinação das Teorias. Perspectivas Contemporâneas, v. 15, n. 1, p. 130-149, 2020.

DE SOUZA, Eda Castro Lucas; FENILI, Renato Ribeiro. Internacionalização de empresas: perspectivas teóricas e agenda de pesquisa. Revista de Ciências da Administração, v. 14, n. 33, p. 103-118, 2012.

DUNNING, John H. Toward an eclectic theory of international production: Some empirical tests. Journal of international business studies, v. 11, n. 1, p. 9-31, 1980.

GARRIDO, Rodrigo Grazinoli; RODRIGUES, Fabíola Sampaio. Os rumos da Ciência brasileira sob a ótica dos índices cienciométricos. Rev Bioméd, v. 66, n. 1, p. 20, 2005.

FALCÃO, Roberto Pessoa de Queiroz; CRUZ, Eduardo Picanço. Revisitando o Modelo de Internacionalização de Uppsala à Luz do Empreendedorismo Imigrante. Administração de Empresas em Revista, v. 1, n. 14, p. 142-163, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 23ª edição rev. e atual, 2007.

HULT, G. Tomas M.; GONZALEZ-PEREZ, Maria Alejandra; LAGERSTRÖM, Katarina. The theoretical evolution and use of the Uppsala Model of internationalization in the international business ecosystem. Journal of International Business Studies, v. 51, n. 1, p. 38-49, 2020.

HUANG, Fangtian; GOH, Lai Kuan; SORKIN, Alexander. EGF receptor ubiquitination is not necessary for its internalization. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 104, n. 43, p. 16904-16909, 2007.

HYMER, Stephen. The internationalization of capital. Journal of economic issues, v. 6, n. 1, p. 91-111, 1972.

JOHANSON, Jan; Wiedersheim-Paul, Finn. The internationalization of the firm: Four Swedish cases. Journal of management studies, v. 12, n. 3, p. 305-322, 1975.

JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The internationalization process of the firm—a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of international business studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.

JAN, Johanson; JAN-ERIK, Vahlne. The Mechanism of Internationalisation. International Marketing Review, v. 7, n. 4, p. 11-24, 1990.

JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The Uppsala internationalization process model revisited: From liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of international business studies, v. 40, n. 9, p. 1411-1431, 2009.

KNIGHT, J. International universities: misunderstandings and emerging models? Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 2, p. 1-15. 2015.

KNIGHT, J. Five Myths about Internationalization. International Higher Education, Boston, v. 62, n. 1, p. 14-15, 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 4. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

LUCE, Maria Beatriz; FAGUNDES, Caterine Vila; MEDIEL, Olga González. Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, n. 2, p. 317-340, 2016.

MORAES, Joysi; DIAS, Bruno Francisco Batista; MARIANO, Sandra Regina Holanda. Qualidade da educação nas escolas públicas no Brasil: uma análise da relação investimento por aluno e desempenho nas avaliações nacionais. Contextus: Revista Contemporânea de economia e gestão, v. 15, n. 3, p. 34-65, 2017.

MORAES, Joysi; Manoel, Marcelo Viana; Dias, Bruno Francisco Batista. Organizational practices in high performance public schools in Brazil. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 18, n. 1, p. 5-25, 2020.

MORAES, Sergio Garrido; STREHLAU, Vivian Iara; TUROLLA, Frederico Araújo. Produção acadêmica de autores brasileiros sobre Internacionalização: Balanço das publicações no Brasil no Séc. XXI. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext), v. 10, n. 2, p. 82-96, 2015.

MISOCZKY, Maria Ceci A.; MORAES, Joysi; FLORES, Raphael K. Bloch. Gramsci e Paulo Freire: referências fundamentais para os atos da denúncia e do anúncio. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 448-471, 2009

OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araújo Querido. Qual é o Futuro da Ciência Brasileira?. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 15, n. 3, 2019.

PEIRIS, Indujeeva K; AKOORIE, Michèle; SINHA, Paresha. “International entrepreneurship: a critical analysis of studies in the past two decades and future directions for research. Journal of International Entrepreneurship, v. 10, n. 3, p. 279–324, 2012.

SALVADOR, Regina Lúcia de Carvalho Drummond; PORTO, Lana; PESSOA, Fabiana Lana. Análise do modelo de Uppsala com foco nas competências requeridas para sua operacionalização. Gestão e Sociedade, v. 2, n. 3, p. 1-21, 2008.

Senado Federal. Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras de 2015. 2015. Disponibilidade em: <https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/arquivos/avaliacao-do-programa-ciencia-sem-fronteiras>. Acessado em: 10 ago. 2020.

SILVA, Carlos Freire. Conexões Brasil-China: a migração chinesa no centro de São Paulo. Cadernos Metrópole, v. 20, n. 41, p. 223-243, 2018.

SILVA, I. M.; CHAGAS, A. C. C.; SIQUEIRA, S. V. Características de empreendedorismo internacional no processo de internacionalização: um estudo de caso na empresa Menendez & Amerino. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 107-136, 2012.

SOUZA, Cláudia Daniele de; FILIPPO, Daniela De; CASADO, Elías Sanz. El papel de la internacionalización de la educación superior en la producción científica brasileña. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 108, p. 784-810, 2020.

SOUSA, Michele Silva Costa; FUZA, Ângela Francine. A temática “internacionalização” e sua Relação com o Contexto Acadêmico. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 8, p. 206-222, 2020.

STOCKER, Fabricio; ABIB, Gustavo. Gerenciamento de Riscos em Born Globals: o caso das Cervejarias Artesanais Brasileiras. Brazilian Business Review, v. 16, n. 4, p. 334-349, 2019.

VAHLNE, Jan‐Erik. Development of the Uppsala model of internationalization process: From internationalization to evolution. Global Strategy Journal, v. 10, v. 2, p. 239-250, 2020.

VERBEKE, Alain. The JIBS 2019 Decade Award: The Uppsala internationalization process model revisited: From liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of International Business Studies, v. 51, n. 1, p. 1-30, 2020.

VERNON, Raymond. The product cycle hypothesis in a new international environment. Oxford bulletin of economics and statistics, v. 41, n. 4, p. 255-267, 1979.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos