INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E TURISMO À LUZ DA TEORIA DA UPPSALA
Résumé
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) reconhece a necessidade de os programas de pós-graduação dedicarem especial atenção ao processo de internacionalização acadêmica para o próximo quadriênio (2021 a 2024). Diante disso, esta pesquisa analisou, à luz da teoria de Uppsala, como o processo de internacionalização acadêmica vem ocorrendo na última década no campo de administração, contabilidade e turismo. Para esse fim, coletou-se os artigos científicos originários de pesquisas realizadas por programas de pós-graduação nacional da área publicados no período de 2010 a 2019, em periódicos internacionais indexados a base Web of Science. Na sequência, analisou-se o currículo Lattes dos pesquisadores mais prolíficos do campo, de modo investigar as estratégias de internacionalização adotadas. Os resultados indicam que a distância psíquica do processo de internacionalização tende a ser encurtada quando os pesquisadores possuem experiências internacionais durante sua formação ou descendem de um ambiente acadêmico propenso à internacionalização.
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