PELAS JANELAS VIRTUAIS: HISTÓRIAS DE ARTE E FORMAÇÃO FIADAS NA QUARENTENA

Palavras-chave: Formação Estética. Educação Antirracista. Museu e Educação. Arte e Pandemia. Curadoria Virtual.

Resumo

Este artigo narra e analisa o movimento de ocupação-formação virtual produzido por um grupo de pesquisa que tematiza arte, infância e formação docente e que, no contexto pandêmico, perguntou-se: Seria possível tecer encontros de sensibilidades no distanciamento, na virtualidade? Apostando que sim, na página do grupo no Facebook, foi criada uma ação que, no diálogo com a arte, propunha diariamente publicações-convites para sentir-pensar-fazer. A organização das propostas exigiu o exercício de curadoria, compreendida como ação de selecionar e de organizar forma e conteúdo da publicação, o que implica pesquisar repertórios e teorias, assim como definir critérios para as escolhas. O acesso às publicações deu-se majoritariamente por professoras de Educação Infantil, que interagiam na página deixando-se provocar nos modos de olhar e revelavam esses movimentos nas narrativas compartilhadas. O percurso experimentado indicou não só a pertinência, mas também a urgência de se fazer formação reinventando tempos e espaços, acolhendo desafios e incertezas.

Biografia do Autor

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Lider do Grupo FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de Professores, Infância e Arte. 

Greice Duarte de Brito Silva , Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no COLUNI (UFF). Pesquisadora do Grupo FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte. 

Simone Bibian, Museu Nacional de Belas Artes - RJ

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Técnica em Assuntos Educacionais no Museu Nacional de Belas Artes, atuando no Núcleo de Educação. Pesquisadora do Grupo FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte. 

Marta Maia, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-Rio). Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE/UFF).  Pesquisadora do Grupo FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte. 

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Publicado
2022-03-03