PELAS JANELAS VIRTUAIS: HISTÓRIAS DE ARTE E FORMAÇÃO FIADAS NA QUARENTENA
Résumé
Este artigo narra e analisa o movimento de ocupação-formação virtual produzido por um grupo de pesquisa que tematiza arte, infância e formação docente e que, no contexto pandêmico, perguntou-se: Seria possível tecer encontros de sensibilidades no distanciamento, na virtualidade? Apostando que sim, na página do grupo no Facebook, foi criada uma ação que, no diálogo com a arte, propunha diariamente publicações-convites para sentir-pensar-fazer. A organização das propostas exigiu o exercício de curadoria, compreendida como ação de selecionar e de organizar forma e conteúdo da publicação, o que implica pesquisar repertórios e teorias, assim como definir critérios para as escolhas. O acesso às publicações deu-se majoritariamente por professoras de Educação Infantil, que interagiam na página deixando-se provocar nos modos de olhar e revelavam esses movimentos nas narrativas compartilhadas. O percurso experimentado indicou não só a pertinência, mas também a urgência de se fazer formação reinventando tempos e espaços, acolhendo desafios e incertezas.
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