PROTAGONISTAS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: BREVE HISTÓRICO E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Résumé

O presente trabalho busca apresentar um breve histórico sobre o surgimento de protagonistas negros na literatura infantil brasileira, bem como problematizar a importância de discutir a representatividade nos livros literários. A partir de uma luta histórica e da promulgação da Lei 10.639/2003, amplia-se o debate acerca das possíveis influências da literatura infantil no processo de construção identitária das crianças negras. Pautadas em autoras como Abramovich (1997), Oliveira (2003) e Jovino (2006), o texto discorre sobre as mudanças estéticas nos livros infantis ao apresentarem protagonistas negros com uma ressignificação nos enredos e nos personagens. Destaca-se que algumas publicações contemporâneas estão cada vez mais atentas a essa demanda editorial. No entanto, ainda se percebe a necessidade de ampliação de ofertas de livros de literatura infantil afro-brasileira em livrarias e bibliotecas, especialmente as escolares.  Desse modo, este artigo se insere em discussões que compreendem a literatura como um campo artístico em que são expressos valores e referenciais existentes na sociedade e que precisam constantemente de ressignificações.

Bibliographies de l'auteur

Erica Bastos da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotada no Centro de Formação de Professores (CFP). Vice-líder do Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes) da UFRB.  

Núbia Lúcia Novais Borges Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pós-graduada em Políticas Públicas Educacionais, pela Faculdade Einstein (FACEI). Pós-graduanda em Psicopedagogia e Educação Infantil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes) da UFRB. 

Patrícia de Jesus Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes) da UFRB.

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Publiée
2021-01-21