DESIGN DE MICROLEARNING PARA O WHATSAPP VISANDO AO ALCANCE DE MACRO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA
Résumé
Este artigo apresenta um relato de experiência orientada ao design educacional com atividades interativas em um curso sobre Pensamento Computacional na formação de professores ministrado durante a pandemia. O WhatsApp foi utilizado nessa experiência didática exclusivamente como plataforma educacional. Seu objetivo foi ampliar os referenciais do conteúdo pedagógico dos professores, além de acompanhar formas de comunicação interativa entre mediadoras e participantes, organizados em diferentes grupos de trabalho. O design do curso envolveu micro postagens em diferentes linguagens e formatos digitais, além de ações síncronas e assíncronas para a comunicação visando à construção colaborativa da aprendizagem. Os resultados apontam que pequenas partes de conteúdo se tornam significativas para os participantes, na medida em que se associam a um propósito claro de aprendizagem. Como por exemplo: a uma atividade coletiva ou um desafio a ser resolvido. Dessa forma, em ações objetivas de aprendizagem, o microlearning pode desencadear aprendizagem mais colaborativa, engajadora e dinâmica, o que leva ao que denominamos de macro aprendizagem.
Références
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