CULTURA VÉDICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL
Résumé
O presente artigo apresenta o recorte da uma pesquisa de mestrado em Música em andamento intitulada “DAMODARA: a música védica como proposta de musicalização na Educação Infantil”, no qual o público alvo são crianças de quatro e cinco anos de idade. Esta pesquisa está sendo desenvolvida em uma das turmas do Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp – UFRN). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação e o objetivo principal da pesquisa é refletir sobre os elementos culturais/filosóficos/musicais védicos como histórias, mantras e instrumentos característicos da Índia antiga e como podem se relacionar com a Educação Musical Infantil. A discussão se dá a partir de autores como Arroyo (2000); Green (2012); Souza (2004); Penna (2010); Queiroz (2004); assim como os livros védicos sagrados traduzidos e comentados por Prabhupada (1995; 1999; 2017). Neste artigo consideramos a interculturalidade um campo vasto para investigação em que pode-se relacionar questões como compaixão, controle da mente e da língua, bem estar pessoal e social desenvolvidos a partir de elementos filosóficos musicais relacionados às culturas em questão.
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