CULTURA VÉDICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL

Résumé

O presente artigo apresenta o recorte da uma pesquisa de mestrado em Música em andamento intitulada “DAMODARA: a música védica como proposta de musicalização na Educação Infantil”, no qual o público alvo são crianças de quatro e cinco anos de idade. Esta pesquisa está sendo desenvolvida em uma das turmas do Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp – UFRN). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação e o objetivo principal da pesquisa é refletir sobre os elementos culturais/filosóficos/musicais védicos como histórias, mantras e instrumentos característicos da Índia antiga e como podem se relacionar com a Educação Musical Infantil. A discussão se dá a partir de autores como Arroyo (2000); Green (2012); Souza (2004); Penna (2010); Queiroz (2004); assim como os livros védicos sagrados traduzidos e comentados por Prabhupada (1995; 1999; 2017). Neste artigo consideramos a interculturalidade um campo vasto para investigação em que pode-se relacionar questões como compaixão, controle da mente e da língua, bem estar pessoal e social desenvolvidos a partir de elementos filosóficos musicais relacionados às culturas em questão.

Bibliographies de l'auteur

Aja Devi Dasi Soares Abreu de Góes, UFRN

Possui Graduação em Licenciatura em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialização em Ensino de Música em Múltiplos Contextos, UFRN. Atualmente, é Mestranda em Música, UFRN. 

Valéria Lazaro de Carvalho, UFRN

Possui Graduação em Licenciatura em Música, UFRJ, Mestrado em Música, Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e Doutorado em Educação, UFRN. Atualmente, é professora Associada aposentada da UFRN. Integrante do Banco de Avaliadores da Educação Superior - BASIs/INEP. 

Références

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Publiée
2021-04-14