RELAÇÕES INTERNACIONAIS E ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA: NOTAS HISTÓRICAS E REFLEXÕES

Résumé

Os cursos de Relações Internacionais chegam à Amazônia em um contexto sociocultural específico, apresentando peculiaridades que se desenrolam historicamente. O artigo objetiva, por meio de revisão bibliográfica narrativa, apresentar notas históricas articuladas a reflexões sobre cursos de Relações Internacionais nessa região. Os dados apontam para problematizações em torno de questões tipicamente amazônicas: ocupação, segurança e defesa, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. Há necessidade do aprofundamento crítico da matriz curricular na região norte do país, dada a recentidade da implantação dos cursos, focando-se na participação marginal amazônica em relação ao total dos cursos autorizados em todo o Brasil. É necessário pensar também nas relações entre local e global.

Bibliographies de l'auteur

Jeffeson William Pereira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação, Mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia e Graduação em Serviço Social, todos pela Universidade Federal do Amazonas. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas. 

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Psicologia – UFAM.

 

 

Adan Renê Pereira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas. Psicólogo na Universidade Federal do Amazonas. 

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Publiée
2021-08-26
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