DIREITOS HUMANOS, BANALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES E AUTORITARISMOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Résumé

Este artigo tem como objetivo discutir a banalização das desigualdades sociais e o autoritarismo na sociedade brasileira, destacando (in)visibilidades, ambiguidades e crises atuais, que marcam enfaticamente as diferenças através de mecanismos discriminatórios, ameaças à democracia e violação dos direitos humanos e, cruzando espaços sociais, se projetam contra a igualdade de oportunidade para todos, negando o exercício à cidadania, a emancipação e a dignidade humana – o direito a ter direitos (ARENDT, 1989, 1997, BOBBIO, 1992). Enfim, o educador não pode deixar de envolver-se nessa questão, suas atividades profissionais envolvem aspectos sociais, políticos, educacionais, culturais e suas experiências e práticas educativas podem contribuir com a construção de seus saberes aos desiguais e desconectados, que estão impedidos de ser sujeitos-atores de suas vidas, excluídos do acesso à educação, condição humana e à emancipação e, assim, têm a cidadania negada, os direitos extirpados

Bibliographies de l'auteur

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Références

ADORNO, T. L. A educação após Auschwitz. In: ADORNO, T. L. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 119-154.

AGAMBEN, G. Meios sem fim: notas sobre a política. Trad. Davi P. Carneiro. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2015. (Filô/Agamben)

AGAMBEN, G. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2007.

ALENCAR, C. (Org.). Direitos mais humanos. Rio de Janeiro: Garamond, 1998.

ARENDT, H. Crises da República. Trad. José Volkmann. São Paulo: Perspectiva S.A., 1999.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 4 ed. Trad. Mauro W. B. de Almeida. São Paulo: Perspectiva S.A., 1997.

ARENDT, H. Origens do Totalitarismo: anti-semitismo, imperialismo, totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ARENDT, H. O sistema totalitário. Trad. Roberto Raposo. Lisboa, Portugal: Quixote, 1978.

BARBOSA, L. O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Trad. Carlos A. Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BENEVIDES, M. V. Educação em direitos humanos: de que se trata? BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003. p. 309-318.

BOBBIO, N. A era dos direitos. Trad. Carlos N. Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BOURDIEU, P. (Coord.). A miséria do mundo. 3 ed. Trad. Mateus S. S. Azevedo et al. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 12 ed. Rio de Janeiro: Manole, 2020

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 2012, que estabelece Educação em Direitos Humanos nas instituições de ensino. Brasília, DF: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/323-secretarias Acesso em: 12 de maio 2020.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH 2018. Brasília, DF: MEC, 2009. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/ Acesso: 17 de nov. 2020.

BUFFA, E. In: BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 7 ed. São Paulo: Cortez, 1999. p. 11-30.

BURKE, Peter (Org.). A história dos acontecimentos e o renascimento da narrativa. In: A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992. p. 327-348.

CANCLINI, N. C. Diferentes, desiguais e desconectados. Trad. Luiz S. Henriques. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

CARVALHO, J. M. de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a república que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CHAUI, M. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. André Rocha (Org.). 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica: São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014.

DAMATTA, R. O que o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

DAMATTA, R. Prefácio. In: BARBOSA, L. O jeitinho brasileiro: a arte de ser mais igual que os outros. Rio de Janeiro: Campus, 1992. p. s/n.

ESCOREL, Sarah. Vidas ao léu: trajetórias de exclusão social. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999.

GIDDENS, A. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Trad. Maria L. X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Record, 2000

HELL, D.; McGREW, A. Prós e contras da globalização. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

HELL, V. A ideia de cultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

LAFER, C. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. 13 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

MINAYO, C. de S. Morrer é quase nada: horrível é não viver. In: ESCOREL, S. Vidas ao léu: trajetórias de exclusão social. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999.

MORIN, E. Entender o mundo que nos espera. In: VIVERET, P.; MORIN, E. Como viver em tempo de crise? Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, E. As duas globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente. 2 ed. Porto Alegre: Sulina/EDIPUCRS, 2002.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Dulce Matos. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

MORIN, E. O método III – A natureza da natureza. Trad. Maria G. de Bragança. Lisboa: Europa-América, 1999.

PAQUOT, T. A utopia: ensaio acerca do ideal. Trad. Maria H. Kühner. Rio de Janeiro: DIFEL, 1999. (Coleção Enfoques. Filosofia)

PIERUCCI, A. F. Ciladas da diferença. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2000.

ROCHA, A. Apresentação. CHAUI, M. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica: São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014. p. 7-10.

VIVERET, P.; MORIN, E. Como viver em tempo de crise? Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Publiée
2020-12-21