CONCEPÇÕES SOBRE O LOBO NOS CONTOS INFANTIS: A VISÃO DO LOBO INTERFERE NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS?

Résumé

A pesquisa investigou as representações sobre o personagem lobo no conto de literatura “Chapeuzinho Vermelho” e se esta imagem interfere na visão das crianças em relação ao lobo-guará. O estudo, de caráter qualitativo, envolveu 44 alunos de anos iniciais do ensino fundamental, em três escolas públicas. Inicialmente aplicou-se um questionário individual adicionado ao uso de duas imagens: a) lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e b) lobo personagem. No segundo momento, realizou-se a contação de história pelos alunos, seguida de roda de conversa. Os resultados demonstram que as crianças em geral, apresentam concepções relacionadas ao personagem lobo influenciadas pelos contos. O personagem lobo foi lembrado como vilão. Algumas crianças não fazem distinção entre o mundo fictício e o mundo real, e acabam caracterizando todos os lobos como vilões, tanto o personagem lobo, quanto o lobo-guará. Essa caracterização negativa esteve atribuída também ao fato de acreditarem que o mesmo é carnívoro, e pode comer até pessoas. Reconheceram que o hábitat é a mata, afirmando serem animais selvagens. Com isso, percebeu-se que essas visões fragmentadas e estereotipadas devem ser trabalhadas em sala de aula, sob mediação do professor a fim de contorná-las e contribuir para a valorização e preservação das espécies.

Bibliographies de l'auteur

Eduarda Taís Breunig, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal de Santa Maria.

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências, Professora na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.

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Publiée
2021-04-29