A AUTORIA EM UMA REDAÇÃO INDÍGENA NA COMUNIDADE JURUNA: PERSPECTIVAS E INDÍCIOS
Résumé
Este artigo tem, como objetivo, debater sobre questões sobre autor e autoria em uma redação de um aluno indígena. Para isso, primeiramente, investigamos a noção de autor na visão clássica de Foucault (2001) e, em seguida, observar o modo como como tais noções estão presentes em textos escolares de acordo com Orlandi (1987), Pfeiffer (1995), Possenti (2002) e Possenti (2016), bem como as exigências e condições que a escola oferece para que o aluno se torne um escritor competente. Em seguida, busca-se evidenciar, por meio do Paradigma Indiciário, sobre o que faz um texto escolar ter indícios de autoria para então se investigar traços de autoria na última versão de um texto, em português como segunda língua, escrito por um aluno da escola juruna em oficina de produção textual ministrada em julho de 2013.
Références
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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CENTRAL KAMADU POVO YUDJA. Aldeia Tuba Tuba. Mato Grosso. 2008
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