O VIÉS IDEOLÓGICO NOS DISCURSOS DE ELEITORES DA EXTREMA-DIREITA NAS ELEIÇÕES DE 2018

Résumé

Este artigo analisa ideologias presentes nas construções discursivas proferidas por eleitores do presidenciável Jair Messias Bolsonaro numa matéria veiculada no jornal on-line da Folha de S. Paulo. O referencial teórico está ancorado na Análise Crítica do Discurso (ACD), proposta por Norman Fairclough (2001), em diálogo com os modos de operação da ideologia e de suas estratégias, desenvolvidos por Thompson (1990). Como metodologia, o material de análise parte das intertextualidades presentes no texto, isto é, referem-se às falas dos entrevistados sobre o candidato à presidência. A pesquisa desenvolvida constatou que os eleitores parecem estar alinhados às crenças e valores postulados pelo candidato e, ainda, que as ideologias manifestadas se tornam possíveis a partir da oposição a outras, especialmente às figuras do Lula e do PT.

Bibliographies de l'auteur

Felipe de Souza Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciado em Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ/CAPES).

Igor Pires Zem El-Dine, UFSJ

Licenciado em Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ/CAPES).

Sarah Ferreira Rodrigues, Universidade Federal de São João del-Rei

Bacharela em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ/CAPES).

Références

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Publiée
2021-01-25