A PANDEMIA DA COVID-19 E A EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Résumé
O objetivo da pesquisa foi conhecer o posicionamento dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia da COVID-19 sobre os principais desafios enfrentados e como estes se relacionam com as iniciativas de aprendizagem profissional durante a pandemia. Como objeto de estudo, selecionaram-se dez vídeos disponíveis para acesso público no YouTube, com depoimentos jornalísticos prestados por 39 integrantes da equipe multiprofissional da linha de frente. Os vídeos, divulgados nos meses de março a junho de 2020, foram transcritos e analisados mediante análise de conteúdo, para a qual emergiram quatro categorias: exigências e estratégias de aprendizagem profissional, educação em saúde, conciliação entre educação e trabalho e prazer no resultado do trabalho. Constatou-se a necessidade de uma urgente mobilização nacional em prol da promoção da educação em saúde, que recai, majoritariamente, nos profissionais da saúde.
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: 70, 1979.
BARON, M.; GAYA, A.; KRUG, S. B. Programa educativo sobre úlcera por pressão com equipes de enfermagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 124-136, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/175. Acesso em: 12 jul. 2020.
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde – Versão 9. Brasília, DF: Distrito Federal, maio de 2020. Disponível em: https://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/2020/05/protocolo_covid_aps_maio-2020.pdf. Acesso em: 8 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_gestao_trabalho_2ed.pdf. Acesso em: 8 jul. 2020.
BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 8 abr. 2016.
CAI, H. et al. Psychological impact and coping strategies of frontline medical staff in Hunan between January and March 2020 during the outbreak of Coronavirus Disease 2019 (COVID 19) in Hubei, China. Medical Science Monitor: International Medical Journal of Experimental and Clinical Research, v. 26, e924171, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmc7177038/. Acesso em: 26 jun. 2020.
CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, São João del-Rei, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual Iramuteq. Universidade Federal de Santa Catarina. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição, 2016. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutorial%20iramuteq%20em%20portugues_17.03.2016.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.
CASCELLA, M. et al. Features, evaluation and treatment Coronavirus (COVID-19). StatPearls. Treasure Island (FL): Stat Pearls, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/nbk554776/. Acesso em: 26 jun. 2020.
CAVALCANTI, F. O. L.; GUIZARDI, F. L. Educação continuada ou permanente em saúde? Análise da produção pan-americana da saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16 n. 1, p. 99-122, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tes/v16n1/1678-1007-tes-16-01-0099.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.
FERNANDES, S. DE; AGUIAR, A. L.; FERNANDES, A. Narrativas de moradores do Rosado/RN: viver, contar, preservar seu lugar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3524 Acesso em: 9 jul. 2019.
FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S.; SALES, J. A. M. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 17, p. 203-224, 2014. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/432. Acesso em: 12 jul. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FRIGOTTO, G. Educação e trabalho: mudanças e novas perspectivas. In: FERREIRA, V. S. (Org.). Educação: novos caminhos em um novo milênio. João Pessoa: Autor Associado, 2001. p. 21-35.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. In: FERREIRA, V. S. (Org.). Educação: novos caminhos em um novo milênio. João Pessoa: Autor Associado, 2001. p. 11-20.
GE, H. et al. The epidemiology and clinical information about COVID-19. European Journal of Clinical Microbiology & Infectious Diseases: Official Publication of the European Society of Clinical Microbiology, v. 39, n. 6, p. 1011-1019, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32291542/. Acesso em: 25 jun. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIMENEZ, B. A. Estratégias de aprendizagem no trabalho: Uma prática exigida pela atualidade. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, Belo Horizonte, v. 14, n. 37, p. 3306-3337, 2020. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/2669/1454. Acesso em: 10 jul. 2020.
GOHN, M. G. Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos(ãs) em tempos do coronavírus. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 7.7, p. 9-20, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3259. Acesso em: 12 jul. 2020.
GUY, R. K. et al. Rapid repurposing of drugs for COVID-19. Science, v. 368, n. 6493, eabb9332, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341256867_Rapid_repurposing_of_drugs_for_covid-19. Acesso em: 14 jul. 2020.
HOUGHTON, C. et al. Barriers and facilitators to healthcare workers’ adherence with infection prevention and control (IPC) guidelines for respiratory infectious diseases: a rapid qualitative evidence synthesis. Cochrane Database of Systematic Reviews, issue 4, Art. nº CD013582: 1-3, 2020. Disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.cd013582/full/pt?contentlanguage=pt. Acesso em: 10 jul. 2020.
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Boletim de Análise Político-Institucional nº 22. A crise de COVID-19: impactos da pandemia e recomendações de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea, 2020. Disponível: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&id=35537. Acesso em: 26 jun. 2020.
JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858. Acesso em: 30 jun. 2020.
LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118. Acesso em: 30 jun. 2020.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LOPES, M. C. R.; MOREL, C. M. Processos de aprendizagem de adultos na educação profissional em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, e 0018111, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1981-77462019000100506&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 27 jun. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MORAIS, M. M. A sala de aula no contexto da educação do século 21. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.
NEVES, V. N. S. et al. Four pillars of education for the twenty-first century in the continuing education of health professionals. Revista de Enfermagem UFPE, Recife, v. 10, n. 4, p. 3524-3530, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11126. Acesso em: 24 jun. 2020.
OLIVEIRA, S. M. C. et al. Educação médica: a medicina paliativa e a higienização das mãos e o seu papel na pandemia da COVID -19. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 8, p. 587-594, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3383. Acesso em: 12 jul. 2020.
OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. Educação interprofissional na atenção à saúde: melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal. Relatório da reunião. Bogotá, Colômbia. Washington, DC: OPAS, 2017. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/34370/opashss17024_por.pdf?sequence=1&isallowed=y. Acesso em: 9 jul. 2020.
PEREIRA, I. B. A formação profissional em serviço no cenário do Sistema Único de Saúde. 2002. 254 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade) – Programa Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade, Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
PIAGET, J. Problémes géneraux de la recherche interdisciplinaire et mécanismes communs. In: PIAGET, J. Épistémologie des Sciences de l'Homme. Paris: Gallimard, 1981.
RODRIGUES, N. H.; SILVA, L. G. A. Gestão da pandemia Coronavírus em um hospital: relato de experiência profissional. Journal of Nursing and Health, Pelotas, v. 10, n. 4, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/18530/11238. Acesso em: 27 jun. 2020.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Terceiro relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos. Brasília, DF: Unesco, 2016.
UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. 4th Global report on adult learning and education: leave no one behind: participation, equity and inclusion, 2019. Disponível em: https://uil.unesco.org/system/files/grale_4_final.pdf?fbclid=iwar2lj1kys44b0kfh1eekgctnm4zvzxsyhvgyup7nudma9r5agjwj_8-cqsy. Acesso em: 27 jun. 2020.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109. Acesso em: 30 jun. 2020.
VERAS, K.; FERREIRA, H.; LOURINHO, L. Formação de diretores escolares para o Programa Saúde na Escola: uma pesquisa-ação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 195-215, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/898. Acesso em: 24 jun. 2020.
WHO – World Health Organization. Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 9 jul. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).