ATIVIDADES REMOTAS NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE DE QUATRO PROPOSTAS METODOLÓGICAS
Résumé
Os anos de 2020 e 2021 foram atípicos para o desenvolvimento de atividades educacionais da forma como era proposto até então. Todos os estados do brasil decretaram pandemia geral com a suspensão das aulas presenciais em algum momento do primeiro semestre de 2020. Para se adequar a esta situação, várias instituições estão propuseram atividades remotas. Em algumas instituições, tais atividades foram implementadas imediatamente e, em outras, após um período de transição. Principalmente aquelas que não possuem tradição em ensino à distância precisaram deste momento de transição para definir o modelo de atividades remotas a ser seguido. Assim, neste período, pode-se analisar as melhores metodologias e as que apresentam resultados mais significativos na aprendizagem dos alunos. Este trabalho analisa quatro possibilidades de metodologias estudadas durante o período de transição e verifica a sua adequação à realidade de aprendizagem dos alunos de licenciatura e de bacharelado em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Références
AGÊNCIA UEL de Notícias. Câmara de Graduação propõe reinício de atividades de forma não presencial a partir de 29 de junho. Disponível em: uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_N_Texto=30462&FWS_Cod_Categoria=2. Acesso em: 22 jun. 2020.
COSTA, Carolina; ALVELOS, Helena; TEIXEIRA, Leonor. Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior. Educação Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 775-790, set. 2013. Disponível em: scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000300014. Acesso em: 28 jun. 2020
DANTAS, André Vianna. Coronavírus, o pedagogo da catástrofe: lições sobre o SUS e a relação entre público e privado. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 1-8, 2020. Disponível em: scielo.br/pdf/tes/v18n3/0102-6909-tes-18-3-e00281113.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.
LACERDA, Flávia Cristina Barbosa; SANTOS, Letícia Machado dos. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 611-627, dez. 2018. Disponível em: scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772018000300611. Acesso em: 10 maio 2020.
LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: A escola tradicional e a escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 187-206, jul. 1999. Disponível em: publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/685/701. Acesso em: 07 jul. 2020.
OPAS Brasil: Organização Pan-americana de Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101. Acesso em 20 de jun. 2020.
PARANÁ, Decreto nº 4230 de 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19. Disponível em: legisweb.com.br/legislacao/?id=390948. Acesso em: 22 jun. 2020.
UEPG. Colegiados de química promovem Jornada Virtual de Atividades Complementares. Disponível em: uepg.br/quimica-jornada-virtual-de-atividades-complementares/. Acesso em: 19 jun. 2020a.
––––. Colegiados de química promovem segundo ciclo da Jornada Virtual de Atividades Complementares. Disponível em: uepg.br/quimica-promovem-segundo-ciclo-da-jornada-virtual-de-atividades-complementares/. Acesso em: 19 jun. 2020b.
––––. Conselho aprova atividades remotas na UEPG. Disponível em: uepg.br/cou-realiza-votacao-de-propostas/. Acesso em: 19 jun. 2020c.
––––. Ordem de serviço nº 2020.0235299 – PROGRAD. Disponível em: uepg.br/prograd/wp-content/uploads/sites/19/2020/06/SEI_UEPG-0235299-Ordem-de-Servi%C3%A7o-1.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020d.
UENP. Nota de Esclarecimento: Regime Especial. Disponível em: uenp.edu.br/covid19-notícias/item/2718-nota-de-esclarecimento-regime-especial. Acesso em: 23 jun. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).