ATIVIDADES REMOTAS NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE DE QUATRO PROPOSTAS METODOLÓGICAS

Palavras-chave: Ensino Remoto. Ensino Superior. Ensino de Ciências.

Resumo

Os anos de 2020 e 2021 foram atípicos para o desenvolvimento de atividades educacionais da forma como era proposto até então. Todos os estados do brasil decretaram pandemia geral com a suspensão das aulas presenciais em algum momento do primeiro semestre de 2020. Para se adequar a esta situação, várias instituições estão propuseram atividades remotas. Em algumas instituições, tais atividades foram implementadas imediatamente e, em outras, após um período de transição. Principalmente aquelas que não possuem tradição em ensino à distância precisaram deste momento de transição para definir o modelo de atividades remotas a ser seguido. Assim, neste período, pode-se analisar as melhores metodologias e as que apresentam resultados mais significativos na aprendizagem dos alunos. Este trabalho analisa quatro possibilidades de metodologias estudadas durante o período de transição e verifica a sua adequação à realidade de aprendizagem dos alunos de licenciatura e de bacharelado em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Biografia do Autor

Jailson Rodrigo Pacheco, Universidade Federal do Paraná (UEPG)

Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática. Mestre em Química Analítica e Licenciado em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Patrícia Los Weinert, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora e Mestra em Química pela Universidade Paulista Júlio Mesquita (UNESP). Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora associada do Departamento de Química da UEPG e coordenadora do curso de Bacharelado em Química Tecnológica da mesma instituição. 

Luciana de Boer Pinheiro de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora, Mestra, Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora adjunta do departamento de Química da UEPG e coordenadora do curso de Licenciatura em Química da mesma instituição. 

Referências

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Publicado
2021-11-09
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos