PROMOÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANEJAMENTO E NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Résumé
O presente artigo pretende discutir a importância de uma participação ativa de todos os agentes (Diretor, Coordenador Pedagógico, supervisor, docentes, funcionários e pais de alunos, toda comunidade escolar) responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem, pois é através de uma Gestão Democrática e de um planejamento educacional bem elaborado que a instituição conseguirá obter resultados satisfatórios nas avaliações internas e externas.
Références
CERVI, Rejane de Medeiros. Planejamento e avaliação educacional. 2ª Ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
DI GIORGI, C. Uma outra escola é possível! Uma análise radical da inserção social e da democracia na escola do mundo globalizado. São Paulo; Mercado das Letras, 2004.
DOURADO, Luiz Fernandez. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.) Gestão Democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.
GANDIM, Danilo. Temas para um Projeto Político Pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed.
Goiânia: Alternativa, 2004.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições.
ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 6. ed. São
Paulo: Cortez/Instituição Paulo Freire, 2005.
VASCONCELOS, C.S. Avaliação: concepção dialético-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo; Libertad, 1992. (Cadernos Pedagógicos do Libertad 3)
VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: plano de ensino aprendizagem e projeto educativo elemento metodológico para a elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 1995, p. 11–58.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola:
uma construção possível. 2. ed. Campinas: Papirus, 1996.
XAVIER, M. L. M.; ZEN, M. I. H. D. Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Cadernos Educação Básica 5. Porto Alegre: Mediação, 2000.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).