UMA ANÁLISE SOBRE PLANTAS MEDICINAIS NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA NO SUDOESTE DO AMAZONAS
Résumé
A utilização das plantas com finalidade curativa foi inserida há muito tempo na história da humanidade. Os conteúdos sobre plantas medicinais são considerados ferramentas eficazes no processo de ensino de ciências, uma vez que valorizam o conhecimento prévio dos estudantes, permitindo um ensino contextualizado. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo analisar os saberes dos estudantes da escola ribeirinha de São Miguel/AM sobre plantas medicinais, além de investigar como essa temática encontra-se inserida no ensino de Ciências dos estudantes de 7º, 8º e 9º anos da escola. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por questões abertas/discursivas e análise qualitativa. Os resultados apontaram que os estudantes ribeirinhos investigados apresentam conhecimento sobre as plantas medicinais, no entanto, essa temática precisa ser contextualizada no ensino de Ciências, uma vez que comunidades ribeirinhas são ambientes ricos e diversificados de saberes tradicionais.
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