HOLIDAY APP.ET: UMA PROPOSTA DE APLICATIVO MÓVEL PARA TRABALHAR DE MODO INTERDISCIPLINAR DATAS COMEMORATIVAS NA SALA DE AULA DE INGLÊS
Résumé
Este presente artigo tem como foco apresentar uma proposta de aplicativo móvel, desenvolvido para atender a professores de Língua Inglesa para o ensino de Inglês no que concerne a datas comemorativas presentes no calendário, sendo estes de cunho regionais, nacionais, internacionais ou mundiais em parcerias com professores da escola e outros profissionais de áreas em um trabalho interdisciplinar que somando esforçam visam desenvolver as atividades propostas no aplicativo móvel, lembrando que a proposta do aplicativo pode e deve ser adaptada a realidade do professor, do aluno e da escola para tornar a aprendizagem significativa.
Références
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. Boletim do Salto para o Futuro: Série integração de tecnologias, linguagens e representações. Brasília: MEC, SEED, 2005. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/itlr/tetxt2. htm. Acesso em: 12 de ago. de 2016.
_______. Tecnologias na educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Boletim de Educação Matemática, 29(21), 2008.
AppMACHINE. Disponível em: https://design.appmachine.com. Acesso em: 13 de ago. de 2016.
BECHARA, Marcelo. A vez da rede móvel. In: CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação 2009. São Paulo, 2010, pp. 81-85.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 2ª ed. Campinas, Autores Associados. 2005.
BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educare. 2006. Disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/marcelobuzato.pdf. Acesso em: 15 de set. de 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEC, 1998. 120p.
CESARINI, P. Computers, technology and literacies. Journal of Literacy and Technology. v. 4, 2004. Disponível em: http://www.literacyandtechnology.org/v4/pfvs/pfv_cesarini.htm. Acesso em: 12 de set. de 2016.
CRUZ, S.; CARVALHO, A. Produção de vídeo com o Movie Maker: um estudo sobre o envolvimento dos alunos do 9.º ano na aprendizagem. In Silva, M.; Silva, A.; Couto, A. & Peñalvo, F. (eds), IX Simpósio Internacional de Informática Educativa. Porto: Escola Superior de Educação do IPP, pp.241-246, 2007.
DA SILVA. S.F. Holiday.app.et. um aplicativo móvel. Disponível em: https://design.appmachine.com/holidayApp.ET. Acesso em: 15 de ago. de 2016.
FREITAS, MARIA T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, n. 3, Dez, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000300017&script=sci_arttext. Acesso em: 15 de set. de 2016.
GILSTER, P. Digital literacy. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1997.
KLEIMAN, Angela B. (2005). Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/Unicamp & MEC.
MARTÍN-BARBERO, J. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, D. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006, p. 51-79
RADDATZ, Vera Lucia Spacill; et al. O Uso das Tecnologias na Interface com a Educação. I Educom Sul – Encontro de Educomunicação da Região Sul. Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS, Ijuí, RS, 24 e 25 mai 2012.
ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da. Qualidade de Software. São Paulo: Prentice Hall, 2001.
ROJO, R. H. R. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando? In: RANGEL, E. O.; ROJO, R. H. R. (Orgs.) Língua portuguesa no Ensino Fundamental de 9 anos e materiais didáticos. Coleção Explorando o Ensino. Brasília, DF: MEC, 2010.
SELFE, C. L. Technology and literacy in the twenty-first century: the importance of paying attention. Chicago: Southern Illinois University Pres, 1999.
SERIM, F. The importance of contemporary literacy in the digital age: a response to digital transformation: a framework for information communication technologies (ICT) literacy. Mensagem postada em The Big 6: information skills for student achievement em 10 mai. 2002. Disponível: http://www.big6.com/showarticle.php?id=157. Acesso em: 12 de set. de 2016.
SILVYA, B. D. A. A tecnologia é uma estratégia. In: Salgado, M. U. C. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação a Distância, 2008. p.200
SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica, v.9, n.52, p.15-21, jul.-ago./2003.
SOUZA, V. Letramento Digital Contextualizado: uma experiência na formação continuada de professores. 2007. 218 p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia – MG
TEIXEIRA, E. F. B. Emergência da inter e da transdisciplinaridade na universidade. In: AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. (Org.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 58-80.
TRINDADE, D. F. Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ciências. In: FAZENDA, I. (Org.). O Que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008. p. 65-83.
VOSGERAU, D. S. R. A tecnologia nas escolas: o papel do gestor neste processo. In: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa Sobreo Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil: TIC Educação 2011. São Paulo: CGI.br, 2012. Coord. Alexandre F. Barbosa. Trad. Karen Brito.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).