SIM, ELES EXISTEM! OS MUSEUS DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM O PÚBLICO ESCOLAR
Résumé
Na mesorregião do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina/Brasil, existem 15 museus. A maioria deles são invisíveis nos documentos oficiais, nas pesquisas acadêmicas e nas interfaces com as escolas locais. Assim, buscamos dar visibilidade a esses contextos, por meio de uma pesquisa com o objetivo de mapear esses museus e elaborar referentes a fim de orientar a análise de suas práticas educativas para o público escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, parte de dois percursos investigativos: um bibliográfico, com a elaboração de referentes teóricos para análise das práticas educativas, e um percurso de campo, com uma entrevista com os educadores museais. Compreendemos a necessidade dos museus investigados investirem em novas práticas educativas, considerando aspectos dos referentes: explorar espaços diferenciados; desenvolver a prática investigativa; mobilizar a reflexão crítica; incentivar a interatividade (cooperação, coletividade, interação) e permitir a singularização da experiência, também, para o deleite, fruição e diversão.
Références
BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, de 15 de janeiro de 2009.
BRASIL. Legislação sobre museus [recurso eletrônico]. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013. Série legislação.
CASTRO, F. R. de. Há sentido na educação não formal na perspectiva da formação integral? Museologia & Interdisciplinaridade. v. 4, n.8, p. 171-184, dez. 2015. Disponível em: http://educacaomuseal.org/uploads/1/0/3/8/103893332/14999-54125-1-pb.pdf. Acesso: 25 mar. 2020.
DAGNONI, C. Indígenas do Alto Vale do Itajaí: o povo Laklãnõ/Xokleng e a colonização de Rio do Sul. Rio do Sul: Nova Letra, 2016.
DAGNONI, C. Rio do Sul nas palavras do colonizador. Rio do Sul: News Print, 2014.
DESVALLÉES, A. MAIRESSE, F. Conceitos-chave de Museologia. Trad. Bruno Brulon Soares e Marília Xavier. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, São Paulo. 2013.
DUARTE, JR. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 3. ed. Curitiba: Criar. 2001.
DUTRA, S. F.; NASCIMENTO, S. S. A educação no entre lugar museu e escola: um estudo das visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto. Educação. Porto Alegre. v. 39. n. esp. (supl). p.125-134, dez. 2016. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/20994. Acesso: 25 mar. 2020.
DUTRA, S. F. A educação na fronteira entre museus e escolas: um estudo sobre as visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto. 2012. 468 p. Tese. Doutorado em Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, 2012.
FUNDAÇÃO CATARINENSE DE MUSEUS. Cadastro Catarinense de museus: relatório. Coordenação técnica Renata Cittadin. Florianópolis: FFC, 2016. Disponível em: http://www.cultura.sc.gov.br/a-fcc/sobre/1403-patrimonio-cultural/sistema-estadual-de-museus#cadastro-catarinense-de-museus. Acesso: 12 abr. 2020.
GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Perfil dos municípios brasileiros: 2018 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101668. Acesso: 12 abr. 2020.
IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Museus em Números: Cadastro Nacionais de Museus. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011. Disponível em: https://www.museus.gov.br/museus-em-numeros/. Acesso: 12 abr. 2020.
JULIÃO, L. Apontamentos sobre a história do museu. In: Caderno de Diretrizes Museológicas. Brasília: MinC/Iphan/Departamento de Museus e Centros Culturais; Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/Superintendência de Museus, 2006, p. 19-31. Disponível em: http://www.cultura.mg.gov.br/files/Caderno_Diretrizes_I%20Completo.pdf. Acesso: 25 mar. 2020
LEWIS, G. O papel dos Museus e o código de ética. In: ICOM/UNESCO. Como gerir um museu: manual prático. Paris/FR: ICOM/Unesco, 2004. p. 1-16. Disponível em: https://www.sisemsp.org.br/blog/wp-content/uploads/2012/09/Manual-Como-gerir-um-museu-ICOM-Unesco.pdf. Acesso: 04 abr. 2020.
MARANDINO, M. Educação em museus: a mediações em foco. São Paulo: Geenf/FEUSP, 2008.
MARANDINO, M. et al. Abordagem qualitativa nas pesquisas em educação em museus. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2009, Florianópolis: VII ENPEC. Atas... Florianópolis, 8-13 nov. 2009.
MARANDINO, M. et al. A Educação em Museus e os Materiais Educativos. São Paulo: GEENF/USP, 2016.
MARTINS, L. C. A relação museu/escola: teoria e prática educacionais nas visitas escolares ao Museu de Zoologia da USP. 2006. 245 f. Dissertação. Mestrado em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
MARTINS, L. C. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico museal por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia. 2011. 389 f. Tese. Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MARTINS, L. C.; NAVAS, A. M.; CONTIER, D; CORREIA, M. P. Que público é esse? Formação de públicos de museus e centros culturais. São Paulo: Percebe, 2013.
NASCIMENTO, S. S. A relação museu e escola na prática docente: tensões de uma atividade educativa. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al. (Org). Coleção Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
NASCIMENTO, S. S. O desafio de construção de uma nova prática educativa para os museus. In: FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves; VIDAL, Diana Gonçalves. (Org.). Museu dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2. ed. Belo Horizonte, 2013.
SANTA CATARINA. Guia de Museus de Santa Catarina. Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Fundação Catarinense de Cultura. Florianópolis: FCC, 2014. Disponível em: http://www.cultura.sc.gov.br/noticias/1358-fcc/cultura-em-dados/13413-13413-guia-de-museus-de-santa-catarina. Acesso: 12 abr. 2020.
SILVA, V. G. ALMEIDA, P. C. A. GATTI, B. A. Referentes e critérios para a ação docente. Cadernos de pesquisa. v. 46, n.160, p. 286-311, abr/jun., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742016000200286&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso: 04 abr. 2020.
SOUZA, V. M. Memória e Museus de ciências: a compreensão de uma
experiência museal a partir da recuperação das memórias dos visitantes. 2015. 163p. Dissertação. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Faculdade de Física, PUCRS. Porto Alegre, 2015.
RADLOFF, C. M. B. Interfaces de Práticas Educativas entre Museus e Escolas do Alto Vale do Itajaí. 2019. 156p. Dissertação. Programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação. Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2019.
RADLOFF, C. M. B.; TOMIO. D. Um passeio aos Museus do Alto Vale do Itajaí: um guia aos professores. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/ Acesso em: 25 jul. 2019.
RAMOS, F. R. L. Objeto gerador: considerações sobre o museu e a cultura material no ensino de história. Revista Historiar. Sobral, v.8, n.14, p.70-93, 2016. Disponível em: https://historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/234. Acesso: 04 abr. 2020.
RAMOS, F. R. L. A danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó: Argos, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).