CONSTITUIÇÃO DO “CONSULTÓRIO NA RUA” NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO, BRASIL: PRÁTICAS DE GARANTIA DE DIREITOS

Résumé

O Sistema Único de Saúde é organizado pelos princípios doutrinários da universalidade de acesso, integralidade da assistência e equidade. No caso da População em Situação de Rua, a concretização destes princípios se torna um desafio, já que esta população tem dificuldades no acesso aos serviços de saúde. Este relato de experiência tem como objetivo descrever a construção dos processos de trabalho na implementação de uma equipe de Consultório na Rua no município de Palmas/TO. Concluímos a necessidade de organizar o trabalho da equipe de modo a contemplar as necessidades da população atendida. Sendo fundamental promover a articulação dos serviços da rede, por meio de ações intersetoriais e interdisciplinares, que modifiquem as condições de vida desta população, garantindo acesso aos direitos fundamentais.

Bibliographies de l'auteur

Jonatha Rospide Nunes, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Preceptoria no SUS e sócio-fundador do Devir Espaço Terapêutico. 

Pollyanna Ulhoa Santos, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Docente ITPAC Palmas e  Tutora do Programa de Educação Permanente FESP Palmas. 

Juliana Santos Simões, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). 

Références

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; 1988.
BRASIL. Lei n. 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispões sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 1990. p. 18055.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome (MDS). Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de rua. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, 2008. Disponibilidade em: . Acesso em: 12 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Portaria GM/MS no 1.190, de 4 de junho de 2009. Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas no Sistema Único de Saúde – SUS. PEAD 2009-2010. Diário Oficial da União 2009; 5 jun. 

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção a Saúde. Coordenação Nacional de Saúde Mental. Consultórios de Rua do SUS. Material de trabalho para a II Oficina Nacional de Consultórios de Rua do SUS. Brasília: MS/Convênio Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPSJV), Fiocruz; 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Portaria n° 122, de 25 de janeiro de 2011. Define as diretrizes de organização e funcionamento das Equipes de Consultório na Rua. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jan. 2011.

BRASIL. Secretaria Nacional de Políticas sobre Álcool e outras Drogas. Guia do projeto consultório de rua. Brasília: SENAD; Salvador: CETAD, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua. Brasília: MS; 2012. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Saúde da população em situação de rua: um direito humano. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Reduzindo danos e Ampliando a clínica: desafios para a garantia do acesso universal e os confrontos com a internação compulsória. Cadernos HumanizaSUS - Saúde Mental. Volume 5. Brasília, 2015.

CHIAVERINI, D.H. organizadora. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Brasília, DF: Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011.

DATASUS; Portal da Saúde. Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil–CNES, 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 12 nov. 2017.
ENGSTROM, E.M.; TEIXEIRA, M.B. Equipe “Consultório na Rua” de Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil: práticas de cuidado e promoção da saúde em um território vulnerável. Cien Saude Colet 2016; 21(6):1839–1848.
FESP (Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas). Caderno do Programa Integrado de Residências em Saúde. Palmas: 2015.
Londero MFP, Ceccim RB, Bilibio LFS. Consultório de/na Rua: desafio para um cuidado em verso na saúde. Interface: comunicação, saúde e educação (Botucatu); 18 (49), Abr-Jun, 2014.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE). Universidade Federal de Santa Catarina. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Redução de Danos - outras palavras sobre o cuidado de pessoas que usam álcool e outras drogas. (S/A). Disponibilidade em: . Acesso em: 12 nov. 2017.
NASCIMENTO, A C. P.; ROSA, C. M. O paradigma ético-estético-político da clínica na produção de subjetividades: o fazer clínico do Palmas Que Te Acolhe. Polêmica, v. , n. , 2020, p. (no prelo).
PAIM, JS; SILVA LMV. Universalidade, integralidade, equidade e SUS. Bol. Inst. Saúde 2010; 12(2):109-114.
Publiée
2021-10-28
Rubrique
Relatos de Experiência