HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA REVISTA HISTORY OF EDUCATION IN LATIN AMERICA – HistELA

Résumé

Esta pesquisa tem como objetivo realizar o levantamento dos textos publicados na Revista History of Education in Latin America – HistELA no período de 2018 a 2020. A Revista HistELA é um periódico exclusivamente eletrônico, de publicação contínua e de acesso aberto, vinculado ao Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No total, analisamos vinte e cinco manuscritos publicados na Revista. A partir da análise, constatamos que o periódico tem conseguido alcançar o seu objetivo publicando estudos que versam sobre o campo da História da Educação na América Latina. Em relação as temáticas centrais abordadas, identificamos que estas se referem, sobretudo, ao ensino de História, aos Fundamentos da Educação, a pesquisa sobre Educação Feminina, História do Ensino Profissional e a relação entre Imprensa e Educação.

Bibliographies de l'auteur

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, UFRN

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN).

Iranilson Buriti de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor titular da Universidade Federal de Campina Grande.

Références

ALBUQUERQUE, S. L. Análise de impressos no Brasil Império. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, 11 abr. 2019.

AMÉZOLA, G. Veinte años de dictadura. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17201, 24 mar. 2019.

AQUINO, F. M. S.; PINHEIRO, R. A. A materialidade dos acampamentos escolares e a cultura popular na ‘Campanha de pé no chão também se aprende a ler’. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16405, 30 dez. 2018.

BARROS, José D’Assunção. Histórias Cruzadas – considerações sobre uma nova modalidade baseada nos procedimentos relacionais. Anos 90, Porto Alegre, v. 21, n. 40, 2014 p. 277-310.

BARROS, José D’Assunção. Os Campos da História – uma introdução às especialidades da História. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.16, p. 17 -35, dez. 2004.

BARRETO, R. A. D. N.; SILVA, T. A. S. M. da; NASCIMENTO, R. B. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e19540, 31 dez. 2019.

BONFIM, P. R. Educação Eugênica. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17449, 28 abr. 2019.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução Denice Barbara Catani. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2004.

CATANI, Denice Barbara; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000). Rev. Bras. Educ. [online]. n.19. 2002, p.113-128.

FARIAS, L. F. S. de; ANDRADE, J. B. F. Florêncio Luciano e o Plano de Propaganda Contra o analfabetismo: History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e19500, 15 dez. 2019.

FERNÁNDEZ, M. DEL C.; SOTO, A. A. El teatro de títeres en la Escuela Serena. Rosario, Provincia de Santa Fe, Argentina (1935 - 1950). History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16402, 30 dez. 2018.

FRAZÃO, F. C. C. A Revista Careta e a instituição de saberes religiosos nos discursos para a educação feminina (1914-1918). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17295, 11 abr. 2019.

GOMES, M. A. de O. A presença/ausência da produção marxiana e de Manacorda nos currículos de pedagogia das universidades federais. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17199, 24 mar. 2019.

MACIEL, M. M. Educación religiosa y regulaciones del cuerpo. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16404, 30 dez. 2018.

MANSO, V. D. La Filmoteca Española, un recurso didáctico para la Historia del Cine y los historiadores de la Educación. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16406, 30 dez. 2018.

MARTINS, Jéssica Souza; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; VITULLO, Nadia Aurora Vanti. A Revista Brasileira de História da Educação e a Comunicação Científica. Revista Paradigma. v.40. n.1. 2019, p.162-196.

MEDEIROS NETA, O. M.; STAMATTO, M. I. S. Editorial. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16421, 30 dez. 2018.

MENDONÇA, L. B. de. Abordagem cívica e jesuítica da história do Brasil para crianças, no livro do Padre Raphael Maria Galanti. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17350, 11 abr. 2019.

MONARCHA, Carlos. História da Educação (Brasileira): Formação do Campo, Tendências e Vertentes Investigativas. Revista História da Educação, vol. 11, núm. 21, 2007, p. 51-77.

MONTENEGRO, A. M. El patrono escolar y la identidad nacional. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16365, 30 dez. 2018.

MORA GARCÍA , J. P. Impacto del paradigma neoliberal en el curriculum venezolano, durante los gobiernos de COPEI y acción democratica (1970-1998). History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e19924, 23 fev. 2020.

NÓVOA, António. Prefácio. In: MONARCHA, Carlos. História da educação brasileira: formação do campo.2ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005, p. 13 -18.

NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas. Historiografia da educação e fontes. 15ª Reunião Anual da Anped. Cadernos Anped n.05. Porto Alegre, 1993, p. 07 – 64.

PEREIRA, J. C.; ABREU, G. S. A. de; VERAS, L. A. C. S. Diversidade pedagógica de formação humana no ideário democrático em escolas confessionais. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e20525, 23 abr. 2020.

PESSOA, Lígia Silva; MEDEIROS NETA, Olívia Morais de. Sociedades de História da Educação na América Latina. Educação & Linguagem. Ano 5. n.2. 2018, p.31-39.

PETITTI, E. M. Processos de apropriação local do Programa de Expansão e Melhoramento da Educação Rural nos anos de 1980 (Entre Rios, Argentina). History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e19911, 21 fev. 2020.

RIBEIRO, B. de O. L.; SILVA, E. F. de; ARAUJO, J. C. S.; BAO, C. E. Ensino Profissional na nova capital mineira (1909-1927). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17351, 11 abr. 2019.

SANTANA, J. S. de. Educação feminina desvalida em Sergipe. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17348, 11 abr. 2019.

SANTOS, R. M. B.; AFONSO, J. A. M. M. Leituras higienizadas. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16374, 30 dez. 2018.

SAVIANI, Dermeval. História Comparada da Educação: algumas aproximações. História da Educação. ASPHE/FAE/UFPEL. Pelotas. 2001, p. 5-16.

SERRA, Á. E. A expansão do ensino primário rural na região de Birigui - Noroeste Paulista – Brasil (1920-1960). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17200, 24 mar. 2019.

SOUSA, J. S. de; JERONIMO, M. K. História da formação de professores para o Ensino Primário. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e19593, 31 dez. 2019.

SOUSA, P. T. A. de; LIMA, N. M. F. de; SILVA, F. S. da. Notas Sobre a Educação no Governo Pedro Gondim e a Criação da Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e19501, 15 dez. 2019.

SOUZA, F. das C. S. Educadores brasileiros e o despertar de aptidões. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e16506, 24 mar. 2019.

SOUZA, Rosa Fátima de. Cruzando fronteiras regionais: repensando a história comparada da educação em âmbito nacional. Rev. Bras. Educ. [online]. vol.21, n.67, 2016, p.833-850.

SOUZA, S. T. DE. Historiografia Educacional no Brasil. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17794, 16 jun. 2019.

VIEIRA, A. C. DE O. A emergência da escola. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16437, 30 dez. 2018.

ZICA, M.; FERREIRA, A. G. Dilemas da experiência liceal em Portugal (1950-1970). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17734, 18 jun. 2019.

WERNER, Michael; ZIMMERMANN, Bénédicte.Pensar a história cruzada: entre empiria e reflexividade. Tradução Jaime de Almeida. Textos de História, vol 11. n.1/2. 2003, p. 89-127.

Publiée
2020-07-07