HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA REVISTA HISTORY OF EDUCATION IN LATIN AMERICA – HistELA
Résumé
Esta pesquisa tem como objetivo realizar o levantamento dos textos publicados na Revista History of Education in Latin America – HistELA no período de 2018 a 2020. A Revista HistELA é um periódico exclusivamente eletrônico, de publicação contínua e de acesso aberto, vinculado ao Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No total, analisamos vinte e cinco manuscritos publicados na Revista. A partir da análise, constatamos que o periódico tem conseguido alcançar o seu objetivo publicando estudos que versam sobre o campo da História da Educação na América Latina. Em relação as temáticas centrais abordadas, identificamos que estas se referem, sobretudo, ao ensino de História, aos Fundamentos da Educação, a pesquisa sobre Educação Feminina, História do Ensino Profissional e a relação entre Imprensa e Educação.
Références
ALBUQUERQUE, S. L. Análise de impressos no Brasil Império. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, 11 abr. 2019.
AMÉZOLA, G. Veinte años de dictadura. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17201, 24 mar. 2019.
AQUINO, F. M. S.; PINHEIRO, R. A. A materialidade dos acampamentos escolares e a cultura popular na ‘Campanha de pé no chão também se aprende a ler’. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16405, 30 dez. 2018.
BARROS, José D’Assunção. Histórias Cruzadas – considerações sobre uma nova modalidade baseada nos procedimentos relacionais. Anos 90, Porto Alegre, v. 21, n. 40, 2014 p. 277-310.
BARROS, José D’Assunção. Os Campos da História – uma introdução às especialidades da História. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.16, p. 17 -35, dez. 2004.
BARRETO, R. A. D. N.; SILVA, T. A. S. M. da; NASCIMENTO, R. B. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e19540, 31 dez. 2019.
BONFIM, P. R. Educação Eugênica. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17449, 28 abr. 2019.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução Denice Barbara Catani. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2004.
CATANI, Denice Barbara; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000). Rev. Bras. Educ. [online]. n.19. 2002, p.113-128.
FARIAS, L. F. S. de; ANDRADE, J. B. F. Florêncio Luciano e o Plano de Propaganda Contra o analfabetismo: History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e19500, 15 dez. 2019.
FERNÁNDEZ, M. DEL C.; SOTO, A. A. El teatro de títeres en la Escuela Serena. Rosario, Provincia de Santa Fe, Argentina (1935 - 1950). History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16402, 30 dez. 2018.
FRAZÃO, F. C. C. A Revista Careta e a instituição de saberes religiosos nos discursos para a educação feminina (1914-1918). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17295, 11 abr. 2019.
GOMES, M. A. de O. A presença/ausência da produção marxiana e de Manacorda nos currículos de pedagogia das universidades federais. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17199, 24 mar. 2019.
MACIEL, M. M. Educación religiosa y regulaciones del cuerpo. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16404, 30 dez. 2018.
MANSO, V. D. La Filmoteca Española, un recurso didáctico para la Historia del Cine y los historiadores de la Educación. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16406, 30 dez. 2018.
MARTINS, Jéssica Souza; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; VITULLO, Nadia Aurora Vanti. A Revista Brasileira de História da Educação e a Comunicação Científica. Revista Paradigma. v.40. n.1. 2019, p.162-196.
MEDEIROS NETA, O. M.; STAMATTO, M. I. S. Editorial. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16421, 30 dez. 2018.
MENDONÇA, L. B. de. Abordagem cívica e jesuítica da história do Brasil para crianças, no livro do Padre Raphael Maria Galanti. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17350, 11 abr. 2019.
MONARCHA, Carlos. História da Educação (Brasileira): Formação do Campo, Tendências e Vertentes Investigativas. Revista História da Educação, vol. 11, núm. 21, 2007, p. 51-77.
MONTENEGRO, A. M. El patrono escolar y la identidad nacional. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16365, 30 dez. 2018.
MORA GARCÍA , J. P. Impacto del paradigma neoliberal en el curriculum venezolano, durante los gobiernos de COPEI y acción democratica (1970-1998). History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e19924, 23 fev. 2020.
NÓVOA, António. Prefácio. In: MONARCHA, Carlos. História da educação brasileira: formação do campo.2ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005, p. 13 -18.
NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas. Historiografia da educação e fontes. 15ª Reunião Anual da Anped. Cadernos Anped n.05. Porto Alegre, 1993, p. 07 – 64.
PEREIRA, J. C.; ABREU, G. S. A. de; VERAS, L. A. C. S. Diversidade pedagógica de formação humana no ideário democrático em escolas confessionais. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e20525, 23 abr. 2020.
PESSOA, Lígia Silva; MEDEIROS NETA, Olívia Morais de. Sociedades de História da Educação na América Latina. Educação & Linguagem. Ano 5. n.2. 2018, p.31-39.
PETITTI, E. M. Processos de apropriação local do Programa de Expansão e Melhoramento da Educação Rural nos anos de 1980 (Entre Rios, Argentina). History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e19911, 21 fev. 2020.
RIBEIRO, B. de O. L.; SILVA, E. F. de; ARAUJO, J. C. S.; BAO, C. E. Ensino Profissional na nova capital mineira (1909-1927). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17351, 11 abr. 2019.
SANTANA, J. S. de. Educação feminina desvalida em Sergipe. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17348, 11 abr. 2019.
SANTOS, R. M. B.; AFONSO, J. A. M. M. Leituras higienizadas. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16374, 30 dez. 2018.
SAVIANI, Dermeval. História Comparada da Educação: algumas aproximações. História da Educação. ASPHE/FAE/UFPEL. Pelotas. 2001, p. 5-16.
SERRA, Á. E. A expansão do ensino primário rural na região de Birigui - Noroeste Paulista – Brasil (1920-1960). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17200, 24 mar. 2019.
SOUSA, J. S. de; JERONIMO, M. K. História da formação de professores para o Ensino Primário. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e19593, 31 dez. 2019.
SOUSA, P. T. A. de; LIMA, N. M. F. de; SILVA, F. S. da. Notas Sobre a Educação no Governo Pedro Gondim e a Criação da Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e19501, 15 dez. 2019.
SOUZA, F. das C. S. Educadores brasileiros e o despertar de aptidões. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e16506, 24 mar. 2019.
SOUZA, Rosa Fátima de. Cruzando fronteiras regionais: repensando a história comparada da educação em âmbito nacional. Rev. Bras. Educ. [online]. vol.21, n.67, 2016, p.833-850.
SOUZA, S. T. DE. Historiografia Educacional no Brasil. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17794, 16 jun. 2019.
VIEIRA, A. C. DE O. A emergência da escola. History of Education in Latin America - HistELA, v. 1, p. e16437, 30 dez. 2018.
ZICA, M.; FERREIRA, A. G. Dilemas da experiência liceal em Portugal (1950-1970). History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e17734, 18 jun. 2019.
WERNER, Michael; ZIMMERMANN, Bénédicte.Pensar a história cruzada: entre empiria e reflexividade. Tradução Jaime de Almeida. Textos de História, vol 11. n.1/2. 2003, p. 89-127.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).