A PESQUISA SOBRE LIBRAS: CONSIDERAÇÕES ENTRE RELEVÂNCIA SOCIAL E LIMITES TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Résumé

Este artigo apresenta um recorte do estágio atual dos estudos desenvolvidos nos programas de pós-graduação cujo tema de investigação é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo foi identificar os principais limites em termos teórico-metodológicos que incidem sobre a qualidade do conhecimento produzido e assim também sobre as políticas públicas propostas para surdos. A metodologia do estudo se deu em três etapas: revisão da literatura para identificar o estágio atual da pesquisa sobre Libras; coleta de dados no catálogo de teses e dissertações brasileiras para identificar características gerais nos estudos sobre Libras; e estudo de caso sobre o ingresso e as pesquisas sobre Libras em um programa de pós-graduação específico. A conclusão do estudo resultou da comparação e análise dos dados, e permitiu identificar três principais limites ao avanço do conhecimento sobre a questão da Libras no Brasil.

Biographie de l'auteur

Lucio Jose Dutra Lord, Universidade do Estado do Mato Grosso

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa – Portugal; Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp; Mestre em Educação e Cientista Social pela Ufrgs. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLETRAS) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROEFI), e Docente Adjunto em Sociologia, ambos na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). 

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Publiée
2021-07-13