O NATAL DE CHARLIE BROWN (1965): A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA NO DESENHO ANIMADO
Résumé
Projetando um percurso de quase cem anos, o desenho animado conquistou adeptos, emocionou multidões e se firmou no mercado cinematográfico contemporâneo. Caracterizado como um sistema polissêmico, dialógico, revestido de uma complexa rede de signos e edificando uma extensa historiografia marcada por propostas estéticas distintas, foi responsável pelo surto de personagens que se tornaram ícones da cultura pop, como Snoopy, Patty Pimentinha e Charlie Brown. Considerando esse quadro, o presente artigo tem como principal objetivo problematizar um dos mais emblemáticos desenhos inscritos no mercado cinematográfico da década de 1960 – o curta-metragem O Natal de Charlie Brown (1965) – verificando os modos de representação do universo infantil, sublinhando seus conflitos internos, as relações com o consumo nas festas de final de ano e o discurso de autoafirmação da criança. Parte-se, assim, da tese de que o cinema gráfico introduz, como protagonistas, personagens infantis a partir de modelos bastante heterogêneos sobre crianças, que refletem, via de regra, o ideário cultural e os aspectos ideológicos inscritos no contexto histórico e social no qual a animação está inserida. Para tanto, almeja-se, com base nos recursos empregados pelo estúdio na tessitura do texto visual e das múltiplas vozes instauradas ao longo do desenho, identificar os modos de representação endereçados às crianças.
Références
ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: FCT, 1981.
AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. Campinas: Papirus, 2003.
BRANDÃO, H. N.; MICHELETTI, G. Teoria e Prática da Leitura. CHIAPPINI, L. Aprender e Ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1998.
CAMPBELL, J. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Pensamento, 2007.
CECCANTINI, J. L. C T. Literatura infantil: a narrativa. In: ZANCHETTA JR, J. (org) Formação de Professores: Didática dos Conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, vl 1, p. 1117 – 137.
CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CITELLI, A. Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1998.
DAHL R. A Fantástica Fábrica de Chocolates. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (primeira edição em 1964).
DENIS, S. O Cinema de Animação. Lisboa: Texto e Gráfica, 2010.
FARIA, O. Pequena Introdução à História do Cinema. São Paulo: Martins, 1964.
GABLER, N. Walt Disney: o triunfo da imaginação americana. Osasco: Novo Século, 2009.
GUALDA, L. M. O marketing e a infância nos dias atuais. In: GONÇALVES, J. C. (org). Eu quero! Eu preciso! As relações de consumo na sociedade contemporânea. São Paulo: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2013.
HUTCHEON, L. Poética do Pós-modernismo. Tradução de R. Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias. São Paulo: Ática, 1998.
MORENO, A. A Experiência Brasileira no Cinema de Animação. São Paulo: Arte Nova, 1978.
PIAGET, J. A Psicologia da Criança. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.
PIMENTEL, L. Educação e cinema: dialogando para a formação de poetas. São Paulo: Cortez, 2011.
PROENÇA FILHO, D. Pós-Modernismo e literatura. São Paulo: Ática, 1995.
STAM, R. Introdução à Teoria do Cinema. Campinas: Papirus, 2003.
ZILBERMAN, R. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 1982.
Filmografia consultada
Astro Boy. Japão: Direção de Osamu Tezuka, 1968.
Caverna do Dragão. Estados Unidos: Estúdio TSR e Marvel, 1983.
De volta para o futuro. Estados Unidos: Direção de Steven Spielberg, 1985.
Guerra nas estrelas. Estados Unidos: Direção de George Lucas, 1977.
Jackson Five. Estados Unidos: Estúdio Rankin/ Bass Productions, 1971.
Madagascar. Estados Unidos: Estúdio: Dream Works SKG, 2005.
O natal de Charlie Brown (1965). Estados Unidos: Direção de Bill Melendez e Charles Schulz, 1965.
O Submarino Amarelo. Inglaterra (cf): Direção de George Dunning/ Dennis Abey/ The Beatles, 1968.
Os caçadores da arca perdida. Estados Unidos: Direção de Steven Spielberg, 1981.
Os caça-fantasmas. Estados Unidos: Direção de Ivan Reitman, 1984.
Os Flintstones. Estados Unidos: Estúdio Hanna-Barbera, 1960.
Os Jetsons. Estados Unidos: Estúdio Hanna-Barbera, 1962.
Os Mussarelas. Estados Unidos: Estúdio Hanna-Barbera, 1972.
Parque dos dinossauros. Estados Unidos: Direção de Steven Spielberg, 1993.
Shrek. Estados Unidos: Estúdio: Dream Works SKG, 2000.
Thudercats. Estados Unidos/ Japão: Estúdio Rankin e Bass, 1985.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).