A CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ELETROMECÂNICA

Résumé

Uma gama de ferramentas para avaliação de dados podem ser utilizadas nos mais variados contextos e/ou realidades, como é o caso dos métodos de base estatística. Diante do exposto, o objetivo da presente pesquisa foi analisar o rendimento dos alunos submetidos à atividades práticas associadas ao conteúdo da disciplina de manutenção mecânica, a partir da análise de variância (ANOVA). Os alunos matriculados foram divididos em 4 grupos (G1, G2, G3 e G4), cada um com 11 registros. Os testes estatísticos destacaram divergência em relação as médias dos grupos em termos dos valores de média, quando os pares são analisados simultaneamente. Nesse caso, os grupos C (G3) e D (G4) são apontados como distintos em comparação com os grupos A (G1) e B (G2). Logo, conclui-se que, as atividades práticas reforçam o processo de ensino aprendizagem, podendo influenciar no rendimento individual e grupal dos alunos.

Biographie de l'auteur

Pedro Vieira Souza Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Vale do São Francisco. 

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Publiée
2021-08-27
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