TRAJETÓRIAS ETNOGRÁFICAS: DESLOCAMENTOS DIÁRIOS DE TRABALHADORES QUE UTILIZAM A BICICLETA COMO MEIO DE LOCOMOÇÃO, NA CIDADE DE IRATI-PR

Résumé

A bicicleta tornou-se signo de múltiplas representações sociais, culturais e econômicas, advindas da diversidade aplicada aos seus usos. Este artigo se propõe a descrever e discutir aspectos inerentes a um uso específico: trata-se dos deslocamentos diários, junto a quatro trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de locomoção aos seus locais de labuta, na cidade de Irati, PR. As considerações feitas neste estudo refletem uma sociedade excludente, que nos separa em classes sociais, condicionando nossos modos de vida, costumes, consumos, modos de pensar e agir. Sendo assim, ao mesmo tempo em que o ser humano produz cultura, ele é produto dela.

Bibliographies de l'auteur

Carla Vanessa Pacheco, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutoranda em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Professora de Educação Física.

Emerson Luís Velozo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Desenvolvimento Comunitário (PPGDC) e no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Gláucia Andreza Kronbauer, Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR).

Références

BOLTANSKI, L. As classes sociais e o corpo. 4ª Ed. São Paulo: Graal, 2004.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo. Petrópolis: Editora Vozes; 2006.

LE BRETON, D. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis: Editora Vozes; 2011.

MENDONÇA, C.; LOBO, J. F.; HAGEN, J. Os benefícios dos veículos de carga à propulsão humana: cidades podem alcançar menores emissões e maior segurança. Estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro. 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Exposição Internacional de transporte e trânsito. Rio de Janeiro, 18 a 21 de outubro de 2011, p. 1630-1634.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social. Petrópolis: Vozes, 2004.

OLIVEIRA, Danielle Soares Pires de. “Vou de Bike”: Um estudo antropológico sobre o uso da bicicleta em Porto Alegre. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituo de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. 2013.

OLIVEIRA, R. C. O trabalho do antropólogo. São Paulo. Brasília, DF: UNESP Paralelo 15, 2006.

PACHECO, C. V. Corpos em trânsito: o uso da bicicleta como meio de locomoção entre trabalhadores da cidade de Irati, PR. Dissertação de Mestrado, UNICENTRO, 2015.

PEZZUTO; C. C.; SANCHES, S. P. Identificação dos fatores que influenciam no uso da bicicleta. XVII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. Universidade Federal de São Carlos, 2001.

PROVIDELO, J. K.; SANCHES, S. P. Percepções de indivíduos acerca do uso da bicicleta como modo de transporte. Transportes, v. XVIII n. 2, p. 53-61, junho 2010.

VELOZO, E. L. Ciclismo e Cultura: Anotações sobre os Usos da Bicicleta. Anais do V Congresso Sul brasileiro de Ciências do Esporte. UIVALI/Itajaí/SC. 2010.

Publiée
2020-10-07
Rubrique
Artigos