FORMAÇÃO CONTINUADA: A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA DE PROFESSORES

Résumé

Esse artigo tem por objetivo trazer um formato inovador de métodos e técnicas para aprofundar a concepção do processo formador dos professores, tecendo crítica aos modelos atuais e de ser limitado ao método formativo dos professores. Neste sentido, procurou-se mostrar a importância de saber que o espaço escolar deve ser visto como um local privilegiado, com momentos de estudos, para que todos os profissionais venham desempenhar seu papel na busca do conhecimento, tornando a escola lugar propício de saberes, discutindo com propriedade diante dos desafios, assumindo como princípio a convergência dos percursos pedagógicos. Dois objetivos básicos do trabalho são: o universo de conhecimento adquirido pelos professores e a reflexão de nortear o trabalho educativo, com vistas nas ponderações e operacionalização que será desenvolvido na escola. Notou-se com o estudo, o aprimoramento alcançado mediante a prática, visando um ensino de qualidade e a compreensão dos espaços pedagógicos alinhados ao saber inovador.

Bibliographies de l'auteur

Seila Sousa dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão e Docência das Séries Iniciais e Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Madalena Varzinha Ferreira Melo Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Normal Superior. Pós-graduada em Gestão e Metodologia de Ensino de Linguagem, Arte e Educação Física, pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), e em Gestão Municipal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Vanda Elizete Vieira da Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Orientação Educacional e Libras e Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Rita de Cássia Coronheira Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Pedagogia, Especialização Lato Sensu em Orientação Educacional pelo Centro de Universitário (UNIRG), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Valdenir Castro Bezerra, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação (PPPGE/UFT). Especialista em Educação Infantil (UFT). Especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelo ITOP. Graduada em Pedagogia (Unitins). 

Références

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Publiée
2022-05-12
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