ENTRE A RUA E A CALÇADA: A PRESENÇA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Résumé

O presente texto surge como parte de uma pesquisa em que a busca pela presença das crianças no processo de urbanização da cidade de São Paulo ocorreu também por meio da consulta de documentos do poder legislativo do município correspondentes à primeira década do século XX. Na consulta aos documentos foi possível verificar entre as falas de vereadores e prefeito, registradas em atas, a crescente moralização do espaço urbano, resultado da homogeneização sobre os usos da cidade demandada pela produção e reprodução do capital. Entre a rua e a calçada, é uma referência aos projetos de reformas urbanas que tinham como objetivo ordenar o movimento de pessoas, animais e máquinas nas vias públicas, e suas consequências sobre o modo como a presença e a ausência de crianças encontrava-se sob disputa, em especial no perímetro central de São Paulo.

 

Biographie de l'auteur

Maria Cristina Stello Leite, Faculdade de Educação USP

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, professora de educação infantil da rede municipal de São José dos Campos/SP.

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Publiée
2021-04-29