A PRÁTICA DO PEDAGOGO EM TRIBUNAIS: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA SOBRE A PEDAGOGIA JURÍDICA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

  • Miliana Augusta Sampaio Universidade Estadual do Tocantins
  • Simara de Sousa Muniz Universidade Estadual do Tocantins-Unitins
  • Denyse Mota da Silva Universidade Estadual do Tocantins-Unitins
  • Aquenubia Gonçalves da Silva Universidade Estadual do Tocantins-Unitins

Résumé

O presente estudo tem como objetivo principal, analisar e discutir a produção científica relacionada a prática do pedagogo no âmbito da Pedagogia Jurídica nos Tribunais de Justiça nos Estados da Região Norte do País. Através de um Mapeamento Sistemático de Literatura, busca-se analisar as referencias teóricas e métodos de pesquisa adotados pelos estudos selecionados sobre o tema. Para tanto, realizou-se um levantamento de material bibliográfico, pautado na análise de artigos publicados em periódicos revisados por pares e disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde BVS/BIREME, Scopus, Web of Science, em Revistas de Programas de Pós-Graduação, no DOAJ – Directory of open Acess  Journals, Lilacs e Scielo, utilizando a metodologia de Mapeamento Sistemático de Literatura, visando dentificar quais temáticas têm sido pesquisadas acerca das pesquisas produzidas entre os anos de 2009 e 2019, sobre as atividades do Pedagogo Jurídico, em Tribunais de Justiça da Região Norte. Constatou-se a gritante necessidade de fortalecimento de uma comunidade de pesquisa sobre essa temática, já que apenas 8 (oito) artigos,  1 (uma) dissertação  e 1 (um) TCC foram encontrados, demonstrando a clara necessidade de mais pesquisas e produções que versem sobre o assunto. Esperamos que esta pesquisa inspire o desenvolvimento de estudos futuros abordando as lacunas aqui apontadas, podendo contribuir muito para o avanço do tema.

Bibliographies de l'auteur

Miliana Augusta Sampaio, Universidade Estadual do Tocantins

Mestre em Educação (UFT). Pedagoga Efetiva da Prefeitura Municipal de Araguatins e Professora da Universidade Estadual do Tocantins - Câmpus Araguatins.

Simara de Sousa Muniz, Universidade Estadual do Tocantins-Unitins

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaina-TO. Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura – UFT (2017). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2014). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins, câmpus de Araguatins. Membra do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação-PPGEE (Unitins).

Denyse Mota da Silva, Universidade Estadual do Tocantins-Unitins

Pós-doutoranda pelo PPGL/UFT. Doutora e Mestre em Língua e Literatura no PPGL-Programa de Pós-Graduação em Letras na UFT - Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Letras e Especialista em Língua Portuguesa pela Unievangélica. Especialista em Metodologia do Ensino Superior Pelo Centro Universitário UNIRG. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e Letras da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins, câmpus de Araguatins. 

Aquenubia Gonçalves da Silva, Universidade Estadual do Tocantins-Unitins

Especialista Gestão Publica Municipal pela Universidade Federal do Tocantins-UFT (2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Professor/Pedagogo/Gestão Educacional - Prefeitura Municipal de Araguatins – SEMEC. Professora formadora – Programa Formação pela Escola – FNDE. Atualmente é Coordenadora de curso do curso de Pedagogia - UNITINS-CÂMPUS Araguatins-TO. 

Références

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Publiée
2020-05-22