O BRINCAR E SE MOVIMENTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A LEGISLAÇÃO, OS DOCUMENTOS OFICIAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA

Résumé

O brincar e se movimentar são ações indispensáveis para a promoção do desenvolvimento infantil, isso é garantido pela legislação e pelos documentos orientadores da Educação Infantil brasileira, mas não há garantias de que isso é respeitado no âmbito escolar, assim o objetivo da pesquisa foi identificar os parâmetros legais que asseguram o direito ao brincar e ao movimento das crianças da Educação Infantil, estabelecer reflexões sobre os desafios da prática pedagógica nesse contexto educacional e apresentar uma proposta pedagógica com a presença da Educação Física. Trata-se de um estudo documental. Observa-se uma evidente contradição entre as recomendações pedagógicas presentes nos documentos oficiais da Educação infantil sobre o brincar e se movimentar e o distanciamento do cumprimento dessas orientações, bem como a falta de garantia do respeito ao direito das crianças pequenas e os prejuízos que a falta dessas atividades corporais podem acarretar a saúde e ao desenvolvimento infantil.

Bibliographies de l'auteur

Vitor Antonio Cerignoni Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Curso de Educação Física. Miracema/TO. 

Luan Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins – UFT; Pós-graduado em Educação Física escolar; Mestrando em Ensino em Ciências e Saúde. Palmas/TO. 

Tháynna Soares dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Gênesis Reis Sobrinho, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins – UFT; Curso de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Palmas/TO. 

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Publiée
2021-04-14