INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES EM CRISTALINA-GO
Résumé
O presente trabalho busca investigar as concepções evidenciadas pelos docentes acerca das metodologias ativas, assim como a utilização de tais metodologias em sala de aula. A pesquisa desenvolveu-se junto a professores das escolas públicas estaduais de Ensino Médio do município de Cristalina-GO, apoiada em um estudo exploratório, a partir de investigações bibliográficas, documentais e da aplicação de um questionário online. Observou-se que no que se refere às concepções e percepções dos docentes, a temática das metodologias ativas é majoritariamente apontada como algo relevante e que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, revelaram-se posicionamentos paradoxais, pois mesmo os docentes manifestando conhecer a temática e reconhecer a sua importância, ainda declararam dedicar seu tempo com atividades expositivas e/ou relacionadas à rotina administrativa e burocrática de sala de aula. Conclui-se pela necessidade de internalização e real aplicação das metodologias ativas por parte dos docentes, de modo a possibilitar a construção de uma acepção de educação coerente com as realidades e o meio social no qual se desenvolve.
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