Saúde do Trabalhador: da formação à integração do ensino e serviço
Résumé
O Programa Educação pelo Trabalho para Saúde (PET Saúde) é uma estratégia de ensino-aprendizagem que proporciona uma aproximação entre a academia e áreas estratégicas do SUS por meio do ensino, pesquisa e extensão. O relato de vivência que segue, tem como objetivo descrever a experiência referente à participação de acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, no PET Saúde Vigilância, com foco na Saúde do Trabalhador. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, do tipo relato de experiência. As atividades descritas aconteceram entre os meses de maio de 2013 e junho de 2014, período em que os acadêmicos realizaram atividades de Revisão Bibliográfica e inserção (vivência) no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Secretária Municipal de Saúde de Palmas/TO. O PET Saúde Vigilância – Saúde do Trabalhador, quando focado na Atenção Primária à Saúde (APS), questiona a atuação dos serviços de ponta da rede de atenção à saúde, em não relacionar o adoecimento à atividade laboral que o usuário exerce ou exerceu ao longo de sua vida. As vivências extra/intra serviços proporcionaram aos estagiários um novo panorama da condição atual da saúde pública no país, bem como, do papel que a APS desempenha na prevenção e na promoção de saúde nos diversos níveis de atenção do SUS. Com a aproximação entre teoria e prática, proporcionada pelo programa, os acadêmicos passaram a conceber o processo saúde-doença a partir de uma visão interdisciplinar e multifatorial, que reflete sobre os condicionantes e determinantes em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tal como é apresentado na formação, perpassando os limites geográficos da moradia, local de trabalho, comunidade, cidade e etc. O que resultou numa mudança de valores, permitindo uma nova forma de compreender o processo de adoecimento dos sujeitos e da comunidade. Enquanto acadêmicos e profissionais em formação, percebeu-se que o PET constituiu-se em uma importante ferramenta de auxílio e capacitação. As vivências proporcionaram aos acadêmicos condições para o desenvolvimento de um espírito crítico e inovador, no que tange às novas práticas em saúde. Desse modo, os estagiários, desde a academia, tornam-se multiplicadores de um novo modo de ver/perceber o processo saúde-doença na APS, voltada para a Saúde do Trabalhador, atribuindo novos significados à sua formação, no que tange à prática e teoria.Références
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