INTERFACE COLABORATIVA PARA GESTÃO DA ESCOLARIZAÇÃO E DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Giovani Mendonça Lunardi Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá S.C https://orcid.org/0000-0002-3405-9639
  • Vanderleia Benedet Reus Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá S.C
  • Talita Gregory Nunes Freire Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá S.C
  • Eduardo de Vila Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá S.C

Résumé

A sociedade brasileira está vinculada ao ideal de universalização do acesso à educação regular para todas as camadas da população. Nesta universalização, mais especificamente, para pessoas com deficiências, percebe-se uma nítida dificuldade em acompanhar todo processo de gestão da inclusão educacional, desde a definição das metodologias de ensino a serem aplicadas, estrutura didática e curricular até a avaliação da aprendizagem. Com esta motivação, este artigo apresenta o resultado da pesquisa de inovação para desenvolvimento de protótipo de interface colaborativa que visa suprir a lacuna existente em termos ferramentas tecnológicas na educação especial. A metodologia utilizada foi revisão de literatura, pesquisa de campo sobre interfaces existentes, pesquisa experimental para construção do protótipo e estudo de caso, com entrevistas junto a equipe multidisciplinar e associação de pais com crianças com deficiências.  Por fim, conclui-se que a interface colaborativa proposta, a partir da sua utilização em formato defitivivo, poderá ser uma importante ferramenta educacional para contribuir na gestão da escolarização e do processo de ensino-aprendizagem na educação especial.

Bibliographies de l'auteur

Giovani Mendonça Lunardi, Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá S.C

Doutor em Filosofia, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina/Câmpus Araranguá.

Vanderleia Benedet Reus, Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá S.C

Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação - PPGTIC/UFSC.

Talita Gregory Nunes Freire, Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá S.C

Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC/CTS/ARA/UFSC.

Eduardo de Vila, Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Araranguá S.C

Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC/CTS/ARA/UFSC.

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Publiée
2020-06-04