O MUNDO AO CONTRÁRIO DE CHARLOTTE: QUESTÕES DE GÊNERO EM PROSA

  • Karine Weber Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sueli Salva Universidade Federal de Santa Maria
  • Katiúcia Pletiskaitz Universidade Federal de Santa Maria

Résumé

As crônicas aqui analisadas relatam, mediante uma linguagem poética, as realidades das mulheres, voltando-se para questões relacionadas a gênero, referentes ao papel que cada sexo desempenha na sociedade. Este artigo visa identificar as questões relacionadas à construção de gênero em três prosas escritas por Eduardo Galeano: “A cultura do Terror/1”, “História do Outro” e “Charlotte”. Damos maior ênfase para esta última uma vez que em “Charlotte” a personagem principal considera e questiona os valores que regem a sociedade. A metodológica utilizada é de cunho qualitativo, construída por pesquisa bibliográfica. O aporte teórico utilizado foram autores como Louro, Foucault, Galeano, Telles, entre outros. Por meio desta análise, percebemos que a literatura, neste caso, a crônica escrita em prosa, tem grande aceitação junto aos leitores quando seus conceitos são identificados e refletidos, contribuindo para a nova apresentação da realidade que vem sendo modificada e para a formação do pensamento.

Bibliographies de l'auteur

Karine Weber, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Acadêmica do Curso de Especialização em Educação Física Escolar da Universidade Federal de Santa Maria.
Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, Especialista em Dança pela PUCRS, Mestre em Educação pela UFRGS, Doutora em Educação pela UFRGS, Professora do Departamento de Metodologia da UFSM, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, Pós-Doutora pela Università degli Studi di Milano. Pesquisadora dos temas culturas infantis e juvenis, práticas educativas e políticas públicas. Participante do Grupo de Pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio (FILJEM/CNPq) e do Grupo de Investigação Criança Educação e Infância (GICEI/CNPq).   

Katiúcia Pletiskaitz, Universidade Federal de Santa Maria
Assistente Social da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publiée
2017-03-21
Rubrique
Artigos