FLUTUAÇÕES DE SENTIDO DA PALAVRA "OCUPAÇÃO"
Résumé
Este artigo relaciona as ideias de Bourdieu e dos autores do Círculo de Bakhtin aos discursos publicados em meios informativos digitais sobre a paralisação realizada pelos estudantes da Universidade de São Paulo (USP) entre os meses de maio e junho de 2016. A análise se concentrou nos sentidos da palavra "ocupação", presente em notícias publicadas em portais e edições online de jornais, observada por meio dos conceitos de signo ideológico (Círculo de Bakhtin), campo e capital (Bourdieu). É possível aproximar essas reflexões sobre linguagem e sociedade do pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, para quem os condicionamentos materiais e simbólicos agem sobre a sociedade em uma relação de interdependência. Na concepção de Bourdieu, as ideias são dependentes da sua condição de produção assim como na visão de Bakhtin e dos autores do Círculo.
Références
BAKHTIN, M. M. (VOLOCHINOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010 [1929], pp. 31-132.
BOURDIEU. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 1983.
BRAIT, B. Perspectiva dialógica. In: BRAIT, Beth; SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília. Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012, pp. 9-29.
DICIONÁRIO Caldas Aulete digital. Disponibilidade: http://www.aulete.com.br/ocupa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 15 jun 2016
GRANDE DICIONÁRIO Houaiss da língua portuguesa. Disponível em: http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=ocupa%25C3%25A7%25C3%25A3o Acesso em: 15 jun 2016
G1 Estudantes da Usp ocupam prédios da Eca Portal G1 19 maio 2016 Disponibilidade: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/05/estudantes-da-usp-ocupam-predios-da-eca-historia-e-geografia.html Acesso em: 15 jun 2016
GRILLO, S. V. C. Gêneros primários e gêneros secundários no círculo de Bakhtin: implicações para a divulgação científica. Alfa (ILCSE/UNESP), v. 52, p. 57-79, 2008.
JORNAL DO BRASIL. Brasil tem 4 universidades no top 10... Rio de Janeiro16 jul 2016 Disponibilidade: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2016/07/16/brasil-tem-4-universidades-no-top-10-das-300-melhores-da-america-latina/?from_rss=rio Acesso em: 17 jul 2016
MOVIMENTO Unicamp Livre. Disponibilidade: https://www.facebook.com/unicamplivre/posts/780791632057173 Acesso em: 15 jun 2016
MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários – Introdução crítica a uma poética sociológica. [1928] Trad. Ekaterina V. Américo e Sheila C. Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.
THIRY-CHERQUES, H. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Rev. Adm. Pública [online]. 2006, vol.40, n.1, pp.27-53. Disponibilidade: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122006000100003 Acesso em: 15 jun 2016
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP. Anuário 2014. São Paulo, 2014. Disponibilidade: https://uspdigital.usp.br/anuario/AnuarioControle Acesso em: 15 jun 2016
UOL Educação. Estudantes ocupam prédio da FFLCH. São Paulo 15 mai 2016. Disponibilidade: http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/05/12/estudantes-ocupam-predio-da-fflch-na-usp.htm Acesso em: 15 jun 2016
USP Livre. Disponibilidade: https://www.facebook.com/LivreUSP/ Acesso em: 11 jun 2016
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem [1929]. Publicado sob o nome de M. Bakhtin (Volochinov). Tradução do francês de Michel Lahud e outros. 9. ed. São Paulo: Hucitec/Annablume, 2002.
VASSALLO, L. Ocupação artística, alternativa à elitização da arte. Brasil de Fato. 2 jul 2012 Disponibilidade: http://antigo.brasildefato.com.br/node/9933. Acesso em: 15 jun 2016
A TARDE. Estudantes ocupam prédio da USP; funcionários estão em greve Salvador 14 mai 2016 Agência Estado Disponibilidade: http://atarde.uol.com.br/brasil/noticias/1770714-estudantes-ocupam-predio-da-usp-funcionarios-estao-em-greve Acesso em: 17 jun 2016
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).