A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA FORMAÇÃO HUMANA

  • Ilda Neta Silva de Almeida SEDUC, ITOP
  • Ana Lúcia Brito dos Santos ITOP
  • Mariany Almeida Montino Unitins

Résumé

Este estudo aborda o tema, a Importância da Educação Infantil na Formação Humana. Teve como objetivo principal demonstrar a importância da educação infantil para o desenvolvimento e  aprendizagem humana da criança de zero a cinco anos. A pesquisa partiu de inquietações resultantes das convivências e participações junto à formação das crianças nos próprios centros de educação infantil no município  de Palmas. Onde procuramos entender as contribuições da Educação Infantil para a formação integral das crianças nos aspectos físicos, sociais, cognitivos, afetivos e culturais.  Desta forma a pesquisa faz uma abordagem sobre a Educação Infantil e seus aspectos legais que a validam como uma fase importante da vida do ser humano, consecutivamente é pontuado a importância da atuação do professor de educação infantil no desenvolvimento da rotina educacional infantil, não descartando ainda a  importância da família em todo o processo de formação da criança.  Nesse sentido, a metodologia abordada foi a bibliográfica, pesquisa em livros, documentários e sites sobre o tema. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos profissionais trabalharem com qualidade no contexto da educação infantil, sobre tudo pelo fato de contribuir com o desenvolvimento da criança que está iniciando sua vida e encontra-se curioso, motivado e interessado para explorar o mundo , seus conceitos, significados e situações. Podendo futuramente, ao chegar no Ensino Fundamental e demais fases da educação com maior facilidade para aquisição de conhecimentos.

Bibliographies de l'auteur

Ilda Neta Silva de Almeida, SEDUC, ITOP
Pedagoga(2006) Faculdade Aphonsiano. Professora universitária do curso de Pedagogia.
Ana Lúcia Brito dos Santos, ITOP
Diretora Acadêmica da Faculdade ITOP
Mariany Almeida Montino, Unitins
possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade São Francisco (1993). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora em Educação, com tese defendida em julho de 2011, com financiamento CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), também pela UNICAMP, na área de Ensino e Práticas Culturais

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Publiée
2016-09-29