VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS INDÍGENAS KAINGANG NA CIDADE: ELEMENTOS PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO

Palavras-chave: Crianças Kaingang. Educação Infantil indígena. Cidade. Aprendizagem.

Resumo

O artigo aborda a presença de crianças indígenas Kaingang, com suas famílias, nas atividades de produção e venda de artesanato na cidade de Maringá/Pr. De acordo com sua organização sociocultural, os Kaingang resistem ao preconceito e exclusão e permanecem ocupando espaços que historicamente compunham seus territórios tradicionais. Com base na Teoria Histórico-Cultural e dados de pesquisa empírica, discutimos as aprendizagens das crianças, tanto na instituição escolar de Educação Infantil, na terra indígena de origem, como na cidade, onde, periodicamente, vivenciam diversas experiências e interações. Os resultados evidenciam que, para os Kaingang, tanto enviar as crianças pequenas à escola, como garantir a participação delas em todas as atividades familiares, são ações importantes pois representam fecundos espaços de aprendizagem e desenvolvimento infantil indígena.

Biografia do Autor

Luciana Regina Andrioli, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Educadora Infantil. Supervisora Educacional junto à Prefeitura do Município de Maringá-PR.

Rosângela Célia Faustino, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá-PR.

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Publicado
2019-11-11