COMPROMISSOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ENTRE TERRITORIALIDADES DO SABER E “SÍNTESE CULTURAL”

  • Ianed da Luz Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins
  • Dernival Venâncio Ramos Junior Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Universidade pública. Compromisso social. Extensão. Síntese cultural.

Resumo

A investigação do compromisso social da universidade pública, com os atores sociais de seu território pela extensão universitária, foi o enfoque deste artigo. Para isso, foram problematizados os conceitos de territorialidades do saber e “síntese cultural”, articulados com a transformação social. A partir da analise qualitativa de três ações extensionistas, evidenciou-se que há entraves e desafios para a efetivação do diálogo cultural da universidade com a sociedade, porém há projetos capazes de realizar uma educação humanista-libertadora, incluindo acadêmicos, docentes e comunidade. A partir da lógica freireana da denúncia, mas principalmente do anúncio de caminhos e soluções, convidamos os/as leitores/as para refletirem sobre a efetividade desses diálogos, em ações de extensão, capazes de construírem novos conhecimentos técnicos, estéticos, científicos, populares, políticos e multi/interculturais.

Biografia do Autor

Ianed da Luz Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciada em História pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Araguaína, Tocantins, Brasil.

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Colegiado de História da UFT-Araguaína e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult/UFT) na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Tocantins, Brasil.

 

Dernival Venâncio Ramos Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História. Professor do Colegiado de História da UFT/Araguaína e do Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT/UFT). Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

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Publicado
2019-10-28