POLÍTICA E SUBJETIVAÇÃO: PARA UMA CONVERSA ENTRE CURRÍCULO E DIDÁTICA
Résumé
Neste artigo abordo os campos da Didática e do Currículo, tomando-os como movimentos políticos, não como arenas dinamizadas internamente. Penso tais movimentos como motivados por responder a anseios sociais mais amplos. Baseado nos pensamentos de Laclau e Derrida, leio os campos em questão como cadeias equivalências, sustentadas pela articulação de demandas diferenciais que, em função de algo interpretado como ameaçador, constituem-se como comunidades políticas. Nesses campos, chamo a atenção para uma leitura de sujeito que tende a ser concebida no horizonte moderno e iluminista. Argumento que tal leitura tende a ser delineada sob o olhar estrutural e proponho uma crítica à leitura crítico-estrutural que tende a informar as dinâmicas teóricas nos pensamentos didático e curricular. Defendo a oportunidade de pensarmos, por vias pós-estruturais, uma leitura de subjetivação como precipitação contingente e provisória, como identificação na luta política em que se constitui o currículo como espaço-tempo de fronteira, como produção discursiva.
Références
CORAZZA, S. M. Currículo e Didática da Tradução: vontade, criação e crítica. Educação e Realidade, p. 1-26, 2016.
DERRIDA, J. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
______ . A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FERRAÇO, C. E. Possíveis tessituras entre currículo e didática: sobre conhecimentos, experiências e problematizações. In: José Carlos Libâneo; Nilda Alves. (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. 1ed.São Paulo/SP: Cortez, 2012, v. 1, p. 98-123.
GARCIA-CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1998.
LACLAU, E. Emancipação e diferença. EDUERJ: Rio e Janeiro, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Os campos contemporâneos da didática e do currículo: aproximações e diferenças. In: LIBÂNEO, J. C. Didática: velhos e novos temas. Goiânia: edição do autor, 2002. p. 86-109. Disponível em http:// gtdidatica.sites.uol.com.br/textos/libaneo.pdf. Acesso em abril de 2014.
______; ALVES, N.G. Temas de Pedagogia: diálogos entre a didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. v. 1.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, E. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: v. 11, n. 32, p. 285-296, maio/ago., 2006.
MACEDO, E.. Currículo e conhecimento: aproximações entre conhecimento e ensino. Cadernos de Pesquisa, vol.142, nº 147, p. 716-737, set./dez. 2012.
MOREIRA, A. F. B. Didática e Currículo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 23, n.2, p. 11-26, 1999.
SANTOS, L. L. C. P.; OLIVEIRA, M. R. N. S. Currículo e Didática. In: OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Confluências e divergências entre didática e currículo. Campinas: Papirus, 1998, v. 1, p. 9-32.
PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).