INSERÇÃO DO ALUNO SURDO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Hubcarmo Nathalio Souza Amorim Universidade de Taubaté
  • Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues Universidade de Taubaté

Résumé

A inserção das pessoas com deficiência nas instituições de ensino ainda é muito precária, pois nem toda instituição seja ela de nível básico ou superior está preparada para receber esse aluno especial. O objetivo do presente artigo é analisar a inserção da pessoa surda na educação superior, assim como verificar se esse direito garantido por lei está sendo mantido. Apesar da obrigatoriedade da educação para surdos ter seus direitos garantidos por lei, o processo de implementação dessa educação inclusiva é falha, onde verifica-se a falta de capacitação dos profissionais e das instituições de ensino superior para receber o aluno surdo, entretanto apesar das dificuldades apresentadas houve um crescimento do ingresso de alunos portadores de alguma deficiência em instituições de ensino superior, segundo dados do IDEP. A pesquisa foi realizada através de análise de documentos, dados fornecidos por sites governamentais, institucionais, artigos e livros relacionados ao processo de educação de pessoas com deficiência no Brasil.

Bibliographies de l'auteur

Hubcarmo Nathalio Souza Amorim , Universidade de Taubaté

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2018). Graduado em Licenciatura História pela Universidade Estadual do Maranhão (2005); Bacharel em Direito pela Faculdade de Imperatriz (2010); Especialização Latu sensu em Gestão de Pessoas pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (2012). Advogado pela Subseção Imperatriz-Maranhão.

Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues , Universidade de Taubaté

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor Auxiliar da UNITAU. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em teoria psicológica e interfaces, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, interações sociais, autoconceito e intersubjetividade.

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Publiée
2019-07-05