AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS
Résumé
A construção do presente trabalho se deu a partir de várias indagações que permeiam o processo avaliativo na Pedagogia da Alternância, uma das modalidades de oferta da Educação do Campo. O objetivo da pesquisa realizada foi conhecer e discutir as formas como a avaliação da aprendizagem discente se materializa no contexto Educacional Brasileiro, na concepção da Pedagogia da Alternância. Realizou-se uma pesquisa de campo e uma análise documental, ambas com abordagem qualitativa. A abordagem epistemológica da pesquisa assentou-se em autores diversos, tais como Arroyo (1999), Caldart (2002), Nosella (2007). Concluído o estudo, percebeu-se que há diversificação no uso dos instrumentos avaliativos pelos docentes, mas, com destaque para o uso de trabalhos escritos. Comparada a avaliação na Pedagogia da Alternância com as formas regulares de ensino (sem alternância), os docentes afirmam que avaliar o aluno que estuda sob regime de alternância é mais complexo.
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