IDENTIDADE NA ESCRITA POÉTICA DE CAIO FERNANDO ABREU
Résumé
O objetivo desta pesquisa é analisar um viés pouco conhecido do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu: a poesia. Para tanto nos deteremos às temáticas recorrentes como as questões da identidade presentes na obra Poesias Nunca Publicadas de Caio Fernando Abreu, publicada em 2012. Para alcançar tal objetivo recorremos a teóricos como Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Tomaz Tadeu da Silva para embasar a temática da identidade nos poemas. Quanto aos aspectos temáticos, discutiremos os conceitos de Identidade na pós-modernidade; Identidade e Subjetividade; Identidade e Diferença. A obra apresenta de forma relevante, significativa e irônica uma multiplicidade de significados que transmite todo o amargo, melancolia, medo, dúvida e esperança de forma ponderosa, o erotismo, as relações homoafetivas e homoeróticas em forma de poesia.
Références
__________________. Depoimento. Ficções 2. Seminário sobre o Manuscrito, Casa de Rui Barbosa, out. 1990, p.81. In: CHAPLIN, L. C. Ibid. Porto Alegre: UFRGS, 2010, p.20.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/ Zugmunt Bauman; tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
____________. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRISOLARA, Valéria Silveira e MEDINA, Roberto. Poesia e autoria: a voz que fala no eu-lírico. Porto Alegre, 2014, 8f. X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação – SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis.
CANDIA, Luciene. As Cartas Epifânicas de Caio Fernando Abreu: A Escrita de Urgência. Tangará da Serra, 2011. 108f. Dissertação de Mestrado em Estudos Literários. Programa de Pós-graduação em Estudos Literários – PPGEL da Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT.
CHAPIN, Letícia da Costa e SILVA, Márcia Ivana de Lima e. In: ABREU, Caio Fernando. Poesias Nunca Publicadas de Caio Fernando Abreu. Rio de Janeiro: L&PM, 2012.
FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX ameados do século XX. Trad. Marise M. Curione. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber, tradução de Maria Thereza da Costa Alburquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.
FREUD, S. [1914-1916] Luto e Melancolia. Ed. Standart brasileira das Obras Psicológicas Completas de S. Freud. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 12 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2015.
LACAN, J. (1998). O estádio do espelho como formador da função do eu. In: J. Lacan, Escritos. (V. Ribeiro, trad.; pp. 96-103). Rio de Janeiro: Zahar. (Original publicado em 1966).
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Trad. Jovita Maria.
NETTO, José Paulo. Pequena História da Ditadura Brasileira: (1064 – 1985). São Paulo: Cortez, 2014.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais/ Tomaz Tadeu da Silva (org.). Stuart Hall, Kathry Woodward. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. (org) Identidade e Diferença: a perspectivas dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).