ENTRELINHAS DA ARTICULAÇÃO EDUCACIONAL: A ESCOLA EM DIÁLOGO COM OS SISTEMAS FORMAIS

Abstract

Este ensaio teórico tem como propósito investigar as contribuições da direção escolar e da coordenação pedagógica no âmbito das instituições públicas de ensino, com ênfase na articulação com os órgãos centrais dos sistemas educacionais. A análise respaldada em referenciais como Paro, Lück e Alarcão, evidencia que esses profissionais atuam como mediadores entre as políticas públicas e as práticas pedagógicas cotidianas, enfrentando desafios ligados à implementação de currículos, aos processos avaliativos e à formação continuada dos docentes. Os resultados da reflexão indicam que uma ação articulada entre escola e instâncias superiores potencializa a gestão democrática, fortalece a autonomia pedagógica e contribui para a elevação da qualidade educacional. Destaca-se, portanto, a necessidade de uma formação crítica e permanente dos gestores escolares, como condição para consolidar processos interinstitucionais eficazes.

References

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 jul. 2025.
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 151, n. 120, p. 1-7, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 30 jul. 2025.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas de formação de professores no Brasil: caracterização e tendências da década de 2000. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, p. 34–72, jan./abr. 2010.
GADOTTI, Moacir. Educação e democracia: políticas e práticas educativas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GANDIN, Danilo. Planejamento participativo: prática transformadora da escola. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Alternativa, 2012.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 3. ed. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 1994.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Ateliê, 2007.
SALAS, Mary. Formação continuada: reflexões sobre a prática e a política educacional. Curitiba: Editora CRV, 2015.
Published
2025-11-28