DOCENTES: HISTÓRIAS DE REMINISCÊNCIAS

  • Neila Nunes de Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Elzimar Pereira do Nascimento Universidade Federal de Goiás

Résumé

O presente trabalho aborda aspectos da educação e da escola na perspectiva de duas docentes que atuam em uma escola pública da periferia no município de Porto Nacional-TO. O método adotado fundamenta-se na História Oral, via resgate das memórias e análise das vivências cotidianas. Neste processo buscamos compreender as relações e inter-relações escolares constituintes do processo de formação docente e a prática educativa. As professoras colaboradoras demostraram algumas aspirações diante dos desafios da educação pública, limites e possibilidades nas ações e no imaginário do universo escolar. Também apresentaram inquietações sobre o descaso político dos governantes com a educação, a inoperância das políticas públicas e a impossibilidade de as mudanças acontecerem somente por vontade dos docentes. O texto reflete o desafio do magistério, no sentido de entender o que necessariamente poderia ser imprescindível na escola para que a educação dê o “salto” de qualidade tão desejado.

Bibliographies de l'auteur

Neila Nunes de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação - Universidade de Brasília - UnB, (Políticas Públicas) 2017. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2000). Graduação em Pedagogia - Universidade Católica de Pelotas - RS (1991). É professora efetiva da Fundação Universidade Federal do Tocantins, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas e educacionais, avaliação institucional/educação superior; política e formação de professores; sala de aula; educação pública; educação no campo; educação básica/ensino médio e Banco Mundial.

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Historia pela Universidade Católica de Goiás (1991), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). É Avaliadora Institucional e de Curso do MEC/ INEP. Atualmente é professora associado da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFT/CAPES. É líder do grupo de Pesquisa, História, Historiografia, Fontes de pesquisa em educação; (CNPq/2004). Organizadora de 7 livros na área de Educação. Co(autora) de livros da área de História da Educação. Foi contemplada em dois editais para publicação de livros em 2007: Edital Palmas pra Cultura e Edital do Ministério da Cultura- Lei Rouanet . Faz parte do Conselho Editorial de livros nacionais (Revista Histedbr On-Line, Revista OPSIS, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, da Editora da UFT) e internacionais. É filiada a Sociedade Brasileira de História da Educação, faz parte do HISTEDBR da Faculdade de Educação da Unicamp, ANPED e Luso Brasileiro de História da Educação e Anpuh. Membro do CTC e da Editora da UFT. Organizadora do Colóquio História, Memória e Leitura. Comissão organizadora dos Simpósios de Educação da IES. Tem artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Têm experiência e atuação nos temas e na área de Educação, História, Ensino, História Oral, Memória e História da Cultura Escola. Atualmente coordena o Projeto de pesquisa: Filigranas da Memória em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) supervisionando bolsista de pós-doutoramento pelo Programa Nacional de Pós- Doutorado/CAPES.

Elzimar Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (1992), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás- UFG em Goiânia. Tem experiência na área de Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, formação de professores e educação infantil. Membro do NUFOP - Núcleo de Formação de Professores. Membro da equipe executora do Projeto de Extensão: Cursinho Popular Comunidade Faz Arte.

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Publiée
2019-08-08