A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA HERMENÊUTICA RECONSTRUTIVA
Résumé
Este artigo aborda a hermenêutica reconstrutiva, desenvolvida por Jürgen Habermas, como uma abordagem metodológica fundamentada na Teoria Crítica. O problema que orienta o estudo reside na relação entre essa vertente hermenêutica e os fundamentos da Teoria Crítica, especialmente no diagnóstico do impacto da racionalidade instrumental, na postura crítica e na superação das estruturas de dominação por meio da ação comunicativa. Trata-se de um estudo baseado em revisão bibliográfica, cujo objetivo é explorar as origens conceituais da hermenêutica reconstrutiva. Assim, sustenta-se o argumento de que essa abordagem exige o diagnóstico crítico do tempo presente e a revelação dos mecanismos de opressão ocultos nos discursos.
Références
CARNAÚBA, Maria Érbia Cássia. Sobre a distinção entre teoria tradicional e teoria crítica em Max Horkheimer. Kínesis, Vol. II, n° 03, abril. 2010.
HABERMAS, Jürgen. Teoria da ação comunicativa - 2 volumes: Racionalidade da ação e racionalização social; Para a crítica da razão funcionalista. São Paulo: Editora Unesp. 2022. E-Book.
HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e Interesse. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora UNESP, 2014a.
HABERMAS, Jürgen. Técnica e Ciência como “Ideologia”. Trad. Felipe Gonçalves Silva. São Paulo: Editora UNESP, 2014b.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Trad. Guido Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013.
HABERMAS, Jürgen. Racionalidade e comunicação. Trad. Paulo Rodrigues. Lisboa: Edições 70, 2002.
HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W; HABERMAS, Jürgen. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores, Vol. XLVIII)
NOBRE, Marcos. A Teoria Crítica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2011. E-book.
SILVA, Osnilson Rodrigues. A formação continuada de professores do ensino superior à luz da hermenêutica reconstrutiva. 2024. 219 f. Tese (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2024.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).