LIDERANÇA PEDAGÓGICA, MOBILIDADE URBANA E DIREITO À CIDADE: ARTICULAÇÕES PARA A CIDADANIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumen

Este artigo investiga como a liderança pedagógica pode ampliar a presença dos temas mobilidade urbana, direito à cidade, participação social e inclusão nas práticas curriculares da educação básica brasileira. Parte-se da concepção de currículo como território em disputa, onde saberes hegemônicos competem com demandas de justiça social. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura (2013–2024) nas bases Web of Science e Scopus, complementada por obras clássicas sobre liderança educacional e justiça urbana. Após critérios de inclusão, 42 estudos foram analisados tematicamente. Os resultados indicam que: lideranças escolares, com foco em justiça social, favorecem a integração de conteúdos urbanos ao planejamento docente; lacunas de formação e pressões avaliativas dificultam essa transversalidade; projetos que articulam cartografias escolares, acessibilidade e parcerias intersetoriais favorecem aprendizagens contextualizadas. Propõe-se um quadro de ações estratégicas para gestores escolares. Conclui-se que a liderança pedagógica voltada à justiça urbana é essencial para democratizar a escola e a cidade.

Citas

ALVARENGA, A. C. J. R., PEREIRA, R. K. e QUARESMA, C. C. (2023) Cidades Educadoras: uma revisão sistemática de literatura. Dialogia, São Paulo, n. 45, p. 1-14, e23825, maio /ago. 2023. https://doi.org/10.5585/45.2023.22883.

Antonopoulou, H., Matzavinou, P., Giannoukou, I., & Halkiopoulos, C. (2025). Teachers’ Digital Leadership and Competencies in Primary Education: A Cross-Sectional Behavioral Study. Education Sciences, 15(2), 215. https://doi.org/10.3390/educsci15020215

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

BETTINI, L. H. P., AMBROGI, I. H. e SCHWARTZ, R. M. P. B. (2022) Cidade educadora e humanizadora: a redução das desigualdades e vulnerabilidades. Eccos - Revista Científica, São Paulo, n. 61, p. 1-13, e21891, abr./jun. 2022. https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21891.

Bosu, R., Dare, Dachi, A. H. e Fertig, M. (2011) School leadership and social justice: Evidence from Ghana and Tanzania. International Journal of Educational Development. Volume 31, Issue 1, January 2011, Pages 67-77. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2010.05.008

BRANDT, Carolina. Mobilidade urbana e direito à cidade: interfaces e desafios. Curitiba: CRV, 2018.

BRASIL, 2023. Ministério das Cidades, 2023. Levantamento sobre a situação dos Planos de Mobilidade Urbana. Disponível em: . Acesso em 3 de maio de 2024.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 jan. 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. (Edição consultada: Senado Federal, 2017).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2017. (Versão homologada Educação Infantil e Ensino Fundamental; referência também à versão integrada 2018).

BRASIL. Ministério dos Transportes. (2024) Semana Nacional de Trânsito-2024. Acesso em 10 de junho de 2025. Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/senatran/semana-nacional-de-transito-2024


Canavieira, F. O. e Coelho, O. P. (2020). Escola da infância, cidade e democracia: em busca do exercício da cidadania infantil. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 40, p. 47-65, jul./set. 2020. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6885

Chapman, C., Ainscow, M., Miles, S. e West, M. (2006). Leadership that promotes the achievement of students with special educational needs and disabilities: full report. National College for School Leadership.

DAY, Christopher; SAMMONS, Pam et al. Successful school leadership. Reading, UK: Education Development Trust, 2016.

Evers, A. T., Verboon, P. e Klaeijsen, A. (2017). The development and validation of a scale measuring teacher autonomous Behaviour. British Educational Research Journal. https://doi.org/10.1002/berj.3291

Fertig, M (2012). Educational leadership and the Capabilities Approach: evidence from Ghana, Cambridge Journal of Education, 42:3, 391-408. http://dx.doi.org/10.1080/0305764X.2012.706254

FULLAN, Michael. Liderança em uma cultura de mudança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Hilel, A.; Ramírez-García, A. (2022) The Relationship between Professional Environmental Factors and Teacher Professional Development in Israeli Schools. Education Sciences. 2022, 12, 285. https://doi.org/10.3390/educsci12040285

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2011. (Tradução brasileira da edição de 1968).

LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2009. (Série Cadernos de Gestão, v. IV).

Machado, L. e Piccinini (2018) Os desafios para a efetividade da implementação dos planos de mobilidade urbana: uma revisão sistemática. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana (Brazilian Journal of Urban Management), 2018 jan./abr., 10(1), 72-94. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/urbe/a/G3p9WZVdz4yqYzL5CQzHjgs/?format=pdf&lang=pt >

NitTrans. NitTrans divulga programação do Mês de Mobilidade 2023. Acesso em 10 de junho de 2025. Disponível em: https://nittrans.niteroi.rj.gov.br/single-post/nittrans-divulga-programa%C3%A7%C3%A3o-do-m%C3%AAs-de-mobilidade-2023

Theoharis, G. (2007). Social Justice Educational Leaders and Resistance: Toward a Theory of Social Justice Leadership. Educational Administration Quarterly, 43, 221-258. https://doi.org/10.1177/0013161x06293717

Torres, M. V., Zerrudo, A. P., Labad, V. S., & Gabales, B. G. (2024). Teachers’ views on the conduct of class observation: The Philippine DepEd setting. International Journal of Instruction, 17(3), 453-474. https://doi.org/10.29333/iji.2024.17325a

Shields, C. M. (2018). Transformative leadership in education: Equitable and socially just change in an uncertain and complex world. New York, NY: Routledge.

UERJ. Participação social em planejamento urbanístico: limites e possibilidades em audiências públicas. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2019.

Vanderlinde, R., van Braak, J. e Dexter, S. (2012) ICT policy planning in a context of curriculum reform: Disentanglement of ICT policy domains and artifacts. Computers & Education 58 (2012) 1339–1350. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.12.007

Zúñiga, D., Cerda, G., & Bustos Navarrete, C. (2025). Leadership for Educational Inclusion: Design and Validation of a Measurement Instrument. Education Sciences, 15(2),181. https://doi.org/10.3390/educsci15020181
Publicado
2025-11-28