LIVROS INFANTIS EM LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE POR JUÍZAS ESPECIALISTAS

Abstract

A literatura infantil é uma estratégia poderosa para promover a conscientização e a aquisição de habilidades de autoproteção em crianças. Considerando o grande risco de crianças com deficiência serem vítimas de violência sexual, este estudo quantitativo descritivo avaliou a acessibilidade de 21 livros infantis em língua portuguesa voltados para a prevenção da violência sexual contra crianças. Esses livros foram analisados por juízas especialistas, utilizando um instrumento autoadministrado. Os resultados evidenciaram que, dentre as estratégias, técnicas e recursos de comunicação aumentativa e alternativa utilizados, 13 livros usaram a escrita simples de forma total e, seis, o texto aumentado, total ou parcialmente. Não foi encontrado nenhum livro infantil multiformato sobre o tema na amostra estudada. As conclusões sublinham a importância e necessidade de os editores e autores investirem no desenvolvimento e na produção de livros infantis multiformato para apoiar a prevenção e a proteção de crianças com deficiência contra a violência sexual.

References

ALEXANDRE, Joana, AGULHAS, Rute; LOPES, Catarina. Picos e Avelã à descoberta da floresta do tesouro. Lisboa: Ideias com História, 2017.
ALEXANDRE, Joana; AGULHAS, Rute; NUNES, Margarida. Prevenção primária ou universal do abuso sexual. In: ANCIÃES, Alexandra; AGULHAS, Rute (coord.). Grande livro sobre a violência sexual - compreensão, prevenção, avaliação e intervenção. Lisboa: Edições Sílabo, 2022. p. 187-199.
ANDREASSEN, Kim; QUAIN, Jordina; CASTELL, Emily. Stop leaving people with disability behind: Reviewing comprehensive sexuality education for people with disability. Health Education Journal, v. 83, n. 8, p. 830-840, 2024.
BARRON, Ian; ALLARDYCE, Stuart; YOUNG, Hannah; LEVIT, Rebecca. Exploration of the relationship between severe and complex disabilities and child sexual abuse: A call for relevant research. Journal of Child Sexual Abuse, v. 28, n. 7, p. 759-780, 2019.
BORTOLOZZI, Ana Cláudia; de CARVALHO, Leilane Raquel Spadotto; VILAÇA, Teresa (2020). Educação sexual inclusiva na perspectiva de professores(as): Análise do contexto português e brasileiro. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 27, p. 32-46, 2020.
BORTOLOZZI, Ana Cláudia; TANAKA, Brenda Sayuri. A literatura infantil para prevenção da violência sexual: Análise de materiais. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD Revista de Psicología, v. 1, n. 2, p. 27-38, 2024.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.
CHRISTOFFERSEN, Mogens Nygaard. Sexual crime against schoolchildren with disabilities: A nationwide prospective birth cohort study. Journal of Interpersonal Violence, v. 37, n. 3-4, NP2177-NP2205, 2022.
COUNCIL OF EUROPE. Convention on the protection of children against sexual exploitation and sexual abuse. Lanzarote: Council of Europe, 2007. Disponível em: https://rm.coe.int/1680084822. Acesso em: 15 jul. 2025.
CRAIG, Eleanor. Teaching safeguarding through books: A content analysis of child sexual abuse prevention books. Journal of Child Sexual Abuse, v. 31, n. 3, p. 257-275, 2022.
DINIZ, Isabel. Pode parar: História de prevenção de abuso sexual infantil. São Paulo: Coleção Conto com Você, 2021.
FANG, Zuyi; CERNA-TUROFF, Ilan; ZHANG, Cheng; LU, Mengyao; LACHMAN, Jamie M.; BARLOW, Jane. Global estimates of violence against children with disabilities: An updated systematic review and meta-analysis. Lancet Child & Adolescent Health, v. 6, n. 5, p. 313–323, 2022.
FRANCISCO, Mafalda Amaral Ribeiro Marques. A importância do livro adaptado em símbolos pictográficos da comunicação no desenvolvimento de competências em crianças com perturbações na comunicação. Relatório de Projeto, Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, 2016.
GANNER, Julie et al. Books without barriers: a practical guide to inclusive publishing. Institute of Professional Editors and Australian Publishers Association, 2023.
HALLAIS, Tássia. A coragem de Lina. Rio de Janeiro: Ases da Literatura, 2021.
JONES, Lisa; BELLIS, Mark A; WOOD, Sara; HUGHES, Karen; MCCOY, Ellie; ECKLEY, Lindsay; BATES, Geoff; MIKTON, Christopher; SHAKESPEARE, Tom; OFFICER, Alana. Prevalence and risk of violence against children with disabilities: A systematic review and meta-analysis of observational studies. Lancet, v. 380, n. 9845, p. 899–907, 2012.
KELLERMANN, Claudia Elisete; VICENTE, Luis; HEIDRICH, Regina; SOUSA, Célia. Pictogramas na literatura inclusiva [Sessão em conferência]. In: V Conferência Internacional para a Inclusão, Leiria. Proceedings... (2019). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.8/5382. Acesso em: 28 jul. 2025.
LAMPERT, Jo. Sh-h-h-h: Representations of perpetrators of sexual child abuse in picturebooks. Sex Education: Sexuality, Society and Learning, v. 12, n. 2, p. 177-185, 2011.
LAMPERT, Jo; WALSH, Kerryman. ‘Keep telling until someone listens’: Understanding prevention concepts in children’s picture books dealing with child sexual abuse. Children’s Literature in Education, v. 41, n. 2, p. 146-167, 2010.
MCDANIEL, Cynthia. Children's literature as prevention of child sexual abuse. Children's Literature in Education, v. 32, n. 3, p. 203-224, 2001.
MICHIELSEN, Kristien; BROCKSCHMIDT, Laura. Barriers to sexuality education for children and young people with disabilities in the WHO European region: a scoping review. Sex Education, v. 21, n. 6), p. 674–692, 2021.
ROCHA, Jhessica Sousa; NETO, Joaquim Generoso de Freitas; ALMEIDA, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira. Reflexões sobre a diversidade e a representatividade na literatura infantil: uma análise das obras de Maurício de Sousa. In: Construindo uma sociedade inclusiva: Desafios e soluções para a igualdade. Ponta Grossa: Atena Editora, 2025. p. 97-120.
SOMA, Sheila Maria Prado; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Livros infantis para prevenção do abuso sexual infantil: Uma revisão de estudos. Temas em Psicologia, v. 22, n. 2, p. 353-361, 2014.
SOMA, Sheila Maria Prado; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Avaliação de livros infantis brasileiros sobre prevenção de abuso sexual baseada em critérios da literatura. Temas em Psicologia, v. 25, n. 3, p. 1201-1212, 2017.
UNICEF. Seen, counted, included: Using data to shed light on the well-being of children with disabilities. New York: United Nations Children’s Fund (UNICEF), Division of Data, Analytics, Planning and Monitoring, 2021. Disponível em: https://data.unicef.org/resources/children-with-disabilities-report-2021/ . Acesso em: 15 jul. 2025.
UNITED NATIONS (UN). Convention on the rights of the child. New York: United Nations, 1989. Disponível em: https://www.ohchr.org/en/instruments-mechanisms/instruments/convention-rights-child. Acesso em: 15 jul. 2025.

Livros infantis analisados
AGULHAS, Rute. Julieta, a tartaruga que perdeu a carapaça. 1.ª ed. Lisboa: Manuscrito Editora, 2025.
ANDRÉA, Christiane. Vamos conversar? sobre violência sexual infantil. 1.ª ed. São Paulo: C. C. Andréa, 2019.
ANTUNES, Marlene; TAÍS, Marcela. Turminha corajosa e esperta. 1.ª ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2021.
ARCARI, Carolina. Pipo e Fifi: Ensinando proteção contra violência sexual. 10.ª ed. Curitiba: Editora Caqui, 2022.
BATISTA, Aline Pozzolo; GONÇALVES, Mariana. O meu corpinho eu protejo com carinho. 1.ª ed. Lisboa: Flamingo Edições, 2023.
BATISTA, Aline Pozzolo; WEBER, Cristina Maria. Peraí! Tá estranho esse carinho. 1.ª ed. Curitiba: Editora Inverso, 2021.
CHAPIRON, Mai Lan. Este corpo é MEU! São Paulo: Catapulta Júnior, 2024.
COLE, Elizabeth. Sou mais forte quando digo não. 1.ª ed. Barcarena: Jacarandá, 2023.
ESTEVES, Vivian Cordeiro. Precisamos falar sobre isso! Prevenção da violência sexual na infância. 2.ª ed. São Paulo: Vivian Cordeiro Esteves, 2023.
FREITAS, Tino; BELTRAME, Thais. Leila. 1.ª ed. Belo Horizonte: Abacate, 2019.
GATI, Elisa. Carinho não pode ser segredo. Rio de Janeiro: Tudo! Editora, 2024.
GRALHA, Kennya. Meu corpo ninguém toca: Eu grito! Eu corro! Eu conto! 1.ª ed. São Paulo: Much Editora, 2024.
JIMÉNEZ, Claudia; REYES, Catalina. Minhas partes íntimas: Uma história para explicar sexualidade às crianças. 1.ª ed. São Paulo: Telos Editora, 2023.
KAIMEN, Mónica Schoene. Isadora Maria e a lista mágica. 1.ª ed. Joinville - Santa Catarina: Areia, 2022.
KAIMEN, Mónica Schoene. Meu corpinho fala: eu escuto e me protejo. 1.ª ed. Joinville - Santa Catarina: Areia, 2023.
MENDONÇA, Roseli. Meu corpo, meu corpinho. Curitiba: Editora Matrescência, 2019.
MOTTA, Mariana. O poder de me proteger. São Paulo: Edição da Autora, 2022.
NATALE, Denise; LIMA, Tatiane. O corpo é meu, ninguém põe a mão. 1.ª ed. São Paulo: Editora Papagaio, 2021.
NOGUEIRA, Lara. Meu corpinho é só meu. 8.ª ed. Curitiba: Editora InVerso, 2024.
SERRANO, Lúcia. O teu corpo é teu e de mais ninguém. 8.ª ed. Barcarena: Jacarandá, 2023.
TAUBMAN, Andrea Viviana. Não me toca, seu boboca! 3.ª ed. Belo Horizonte: Aletria, 2021.
Published
2025-11-28