CAFE LITERÁRIO: CONTO E ENCONTRO

  • Vanessa Alencar de Lima Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Viviane Samora de Souza Viana Faculdade IBRA

Résumé

Pretendemos na desenvolvimento desse projeto de ensino, contribuir para que os estudantes possam adquirir e praticar sua habilidades leitoras, proporcionando uma maior aptidão para os exames externos de avaliação dos estudantes do Estado de Minas Gerais. Ocorre na Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira, em turmas do Ensino Médio 1º anos. Discutiremos previamente como os estudantes aderiram as atividades literárias, em que eles são os principais participantes. Esse relato de experiência é um recorte do seguimento do como o ensino literário é realizado na escola.

Bibliographies de l'auteur

Vanessa Alencar de Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestra em Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins PPGLLIT/ UFNT- Campus Cimba.Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Sistema de Ensino IBRA.Graduada em Letras- Espanhol e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS.

Viviane Samora de Souza Viana, Faculdade IBRA

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade Pitágoras (2010), Pós Graduações em Educação Especial e Inclusiva-UNINTER (2013), Práticas Pedagógicas-UFOP (2014), Coordenação Pedagógica-UFOP (2015), Gestão de Organizações Sociais-UNIS (2019). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Especializada José Alves de Assis da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Ipatinga.

Références

COSSON, Rildo. Como criar círculos de leitura na sala de aula. 1ª Edição, São Paulo: Contexto, 2021.
CHARMEUX, Eveline . Aprender a ler: Vencendo o Fracasso . São Paulo: Cortez Editora, 2000.
DRUMMOND, Carlos Andrade de; Poesia completa. Rio de Janeior, Editora Nova Fronteira, 2007.
FREIRE, Paulo; A Importância do Ato de Ler. São Paulo, Cortez Editora, 1989.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? Coleção primeiros passos, 13ª ed. São Paulo, 1991.
Publiée
2025-06-30
Rubrique
Relatos de Experiência