CONTEXTOS PLURILÍNGUES NA FRONTEIRA BRASIL - BOLÍVIA: FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ - MS

Résumé

Este artigo objetiva discutir as políticas linguísticas voltadas ao ensino de Língua Estrangeira Moderna - Espanhol e a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino, no contexto plurilíngue da fronteira Brasil-Bolívia, com foco na cidade de Corumbá-MS. Propõem-se investigar as políticas linguísticas relacionadas ao ensino de espanhol e apresentar encaminhamentos para a formação continuada, com base em perspectivas interculturais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise de documentos oficiais e revisão bibliográfica. Os resultados apontam a necessidade de políticas públicas voltadas à formação docente para o enfrentamento das demandas linguísticas e interculturais da região de fronteira. Conclui-se que a formação continuada, quando articulada às políticas linguísticas voltadas às regiões fronteiriças, atendendo suas singularidades, contribui para construção de práticas pedagógicas equitativas e interculturais. 

Bibliographies de l'auteur

Tarissa Marques Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutoranda em Fronteiras Andinas pela Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales da Universidad Nacional de Jujuy (UNJu – Argentina), em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços da UFMS. Doutora em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/PPGEDu). Mestra em Estudos Fronteiriços pela mesma instituição e graduada em Pedagogia. Professora na Educação Básica e pesquisadora do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON).

Patricia Teixeira Tavano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutora em Estudos Fronteiriços (UFMS/CPA) Doutora e Mestre em Educação (USP/SP), graduada em Pedagogia (Ulbra). É professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAN) e pesquisadora do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON). 

Suzana Vinicia Mancilla Barreda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutora em Linguística Aplicada (UEMS) Doutora em Educação (USP/SP), Mestra em Educação (UFMS), Licenciada em Letras com habilitação em português e espanhol (UFMS). É professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e pesquisadora do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON). 

Mariana Vaca Conde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra em Estudos Fronteiriços pela mesma instituição e licenciada em Letras, com habilitação em Português e Espanhol. Professora na Educação Básica, e pesquisadora do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON). 

Références

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Publiée
2025-09-10