CONTEXTOS PLURILÍNGUES NA FRONTEIRA BRASIL - BOLÍVIA: FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ - MS
Résumé
Este artigo objetiva discutir as políticas linguísticas voltadas ao ensino de Língua Estrangeira Moderna - Espanhol e a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino, no contexto plurilíngue da fronteira Brasil-Bolívia, com foco na cidade de Corumbá-MS. Propõem-se investigar as políticas linguísticas relacionadas ao ensino de espanhol e apresentar encaminhamentos para a formação continuada, com base em perspectivas interculturais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise de documentos oficiais e revisão bibliográfica. Os resultados apontam a necessidade de políticas públicas voltadas à formação docente para o enfrentamento das demandas linguísticas e interculturais da região de fronteira. Conclui-se que a formação continuada, quando articulada às políticas linguísticas voltadas às regiões fronteiriças, atendendo suas singularidades, contribui para construção de práticas pedagógicas equitativas e interculturais.
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