ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA E O BARROCO MINEIRO: UM RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL, UM E-BOOK EM MULTIFORMATO

Résumé

O estudo aborda a criação de um e-book em multiformato sobre Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), com o objetivo de tornar o conhecimento histórico e cultural acessível a diferentes públicos. A pesquisa demonstra a eficiência da produção de materiais acessíveis por meio da integração de audiodescrição, legendas e textos alternativos, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica narrativa para identificar e aplicar diretrizes de acessibilidade digital. Durante a confecção do e-book, recursos tecnológicos foram incorporados para garantir a acessibilidade de leitores com deficiência visual e auditiva. Os resultados destacam a importância do acesso equitativo à literatura infantil e ao aprendizado da História, evidenciando o impacto positivo das tecnologias assistivas na educação. O estudo conclui que a criação de materiais acessíveis fortalece a inclusão no ambiente escolar e reafirma o direito de todos à informação e ao conhecimento.

Biographie de l'auteur

Alessandra Furtado de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

 

 

Références

ALEIXO, José Lucas. Magalhães., Aleijadinho: o gênio do barroco mineiro e sua enfermidade. Rev Min Saúde Pública, v. 3, n. 5, p. 61-8, 2004. Disponível em: https://encurtador.com.br/VnMez

ALVES, Célio Macedo. “Em Torno do Nascimento de Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho”. Boletim do Ceib, v. 18, n. 58, p. 01-06, 2014. Disponível em: https://encurtador.com.br/kQxz8

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, v. 21, 2008. Disponível em: https://encurtador.com.br/FcomK

BRETAS, Rodrigo José Ferreira. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Editora Itatiaia, 2002. Disponível em: https://acesse.one/VA9ku

BRETAS, Rodrigo José Ferreira. “Traços biográficos do finado Antônio Francisco Lisboa, distinto escultor mineiro, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho”. Arquivado em 16 de junho de 2012, no Wayback Machine. Disponível em: https://shre.ink/MVJg

BURY, John. “Aleijadinho”. In Bury, John & Oliveira, Myriam Andrade Ribeiro de (org.) Arte e Arquitetura do Brasil Colonial. IPHAN/Monumenta, 2006, p. 18-35. Disponível em https://encurtador.com.br/7wdBH

DE OLIVEIRA CASTELINI, Alessandra Lopes; SOUSA, Célia Maria Adão Oliveira Aguiar; DA SILVA, Denise Regina Quaresma. Gênero e inclusão na leitura para todos e todas: histórias da/para comunidade com abordagens da tecnologia e do desenho universal para aprendizagem. Cadernos de Gênero e Tecnologia, v. 13, n. 42, p. 220-242, 2020. Disponível em: https://shre.ink/M4xY

DE OLIVEIRA CASTELINIAB, Alessandra Lopes; DE OLIVEIRA AGUIAR, Célia Maria Adão. APLICABILIDADES DOS PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA LITERATURA EM MULTIFORMATOS. In: III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a. p. 517. Disponível em: https://shre.ink/M4xE

DIAS, Rosa Rodrigues et al. A importância da literatura infantil representativa na educação infantil. 2019. Disponível em: https://encurtador.com.br/CFssQ

LEITE, Elaine Alves et al. A experiência de um discente com impedimento visual em visita virtual ao museu casa de Portinari. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 60, p. 195-208, 2021. Disponível em: https://shre.ink/M4tF

FOUCAULT, Michel. Ordem do discurso (A). Edições Loyola, 1996. Disponível em: https://shre.ink/MVOf

MEIRELES, Cecília, “Obra poética” – Romance XXI ou das Ideias In Romanceiro da Inconfidência, Volume único, Editora Nova Aguilar S/A, Rio de Janeiro, 1977. Disponível em: https://shre.ink/MVOW

NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, v. 5, n. 2, p. 126-143, 2015. Disponível em: https://shre.ink/MVOQ

PINTO, Loide Leite Aragão; PELOSI, Miryam Bonadiu. Livro em multiformatos: o espelho mágico. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://shre.ink/MVOH

VASCONCELLOS, Sylvio de. “Vida e obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho”. Brasiliana, 1979. Disponível em: https://shre.ink/MVJ0

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, v. 22, n. 2, p. 147-155, 2018. Disponível em: https://shre.ink/MVJV
Publiée
2025-11-28