INCLUSÃO DO SURDO NO ESPAÇO ESCOLAR DIFICULDADES NO ACESSO DO SURDO NA SOCIEDADE E NA ESCOLA
Résumé
Este trabalho tem como objetivo verificar de que forma ocorre a inclusão dos surdos na educação brasileira e se está preparada para educar, de forma inclusiva, os surdos de acordo com os direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988. Tendo como premissa a contextualização histórica das pessoas com deficiência, com o foco no surdo e acompanhando a trajetória da educação inclusiva no Brasil e, assim, verificando como ocorreu o processo de inserção do surdo na mesma. Para alcançar tais objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica, onde abordamos e refletimos sobre as seguintes questões: surdos e ouvintes, incluídos e excluídos, direitos e legislações, resgate da história a qual o surdo está inserido. Os resultados obtidos, durante esta pesquisa, é a realidade na qual esses sujeitos estão inseridos, com falta de condições de serem incluídos nas escolas, assim como na sociedade; pois, a mesma não possui meios de garantir que seus direitos sejam efetivados.
Références
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. Constituição (1988). Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n° 2/2000. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 23 out. 2010.
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