INCLUSÃO DO SURDO NO ESPAÇO ESCOLAR DIFICULDADES NO ACESSO DO SURDO NA SOCIEDADE E NA ESCOLA

  • Adriana de Souza Reis Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Resumen

Este trabalho tem como objetivo verificar de que forma ocorre a inclusão dos surdos na educação brasileira e se está preparada para educar, de forma inclusiva, os surdos de acordo com os direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988. Tendo como premissa a contextualização histórica das pessoas com deficiência, com o foco no surdo e acompanhando a trajetória da educação inclusiva no Brasil e, assim, verificando como ocorreu o processo de inserção do surdo na mesma. Para alcançar tais objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica, onde abordamos e refletimos sobre as seguintes questões: surdos e ouvintes, incluídos e excluídos, direitos e legislações, resgate da história a qual o surdo está inserido. Os resultados obtidos, durante esta pesquisa, é a realidade na qual esses sujeitos estão inseridos, com falta de condições de serem incluídos nas escolas, assim como na sociedade; pois, a mesma não possui meios de garantir que seus direitos sejam efetivados.

Biografía del autor/a

Adriana de Souza Reis, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Pedagogia, na Faculdade Anhanguera em 2018. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, na área da Educação pela Universidade Federal do Piauí. Atua como Pedagoga no projeto Virando o Jogo com a Unitins e como Assessora na Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esporte, vinculado a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Atua como pedagoga no Projeto Aprender e Crescer vinculado a Associação Atlética Atenas.

Citas

ALVES, Carla Barbosa. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Constituição (1988). Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n° 2/2000. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 23 out. 2010.

DUARTE, Cristiane Rose de Siqueira; COHEN, R. Proposta de Metodologia de Avaliação da Acessibilidade aos Espaços de Ensino Fundamental. In: Anais NUTAU 2006: Demandas Sociais, Inovações Tecnológicas e a Cidade. São Paulo, USP: 2006.

DUARTE, Cristiane Rose de Siqueira; A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade. Maio de 2008. Disponível em: http://www.ampid.org.br/Artigos/PD_Historia.php. Acesso em: 04 out. 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Escolar: abordagem bilíngüe na Escolarização das Pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação, SEESP; [FORTALEZA]: Universidade Federal do Ceará,2010.
Publicado
2024-10-15
Sección
Artigos