EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: REVISÃO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS INTERNACIONAIS DOS ÚLTIMOS 4 ANOS (2021-2024)
Resumen
A educação literária é uma prática que visa ensinar a ler e formar leitores literários através de atividades planificadas, contínuas e motivadoras, além de ajudar a resolver vários problemas sociais, como a solidão e o estresse, por exemplo. O presente artigo faz a revisão de um conjunto de publicações científicas internacionais sobre educação literária na escola encontradas no Web of Science e publicadas de 2021 a 2024, cujo objetivo é obter um panorama geral da atualidade investigativa sobre essa temática. O artigo conclui que as abordagens sobre educação literária na escola são internacionais, com destaque para os artigos escritos em inglês e um equilíbrio entre o português e o espanhol; os artigos abordam várias perspetivas da educação literária na escola: currículo e metodologia de ensino, perceções prática docente, formação inicial e contínua de professores, formação de leitores literários, cidadãos críticos e reflexivos.
Citas
ÁLVAREZ-GUERRERO, Garazi et al. Beyond the school walls: keeping interactive learning environments alive in confinement for students in special education. Frontiers in Psychology, Lausanne, vol. 12, artigo 662646, abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.662646. Acesso em: 11 mar. 2024.
AZEVEDO, Fernando & BALÇA, Ângela. Educação literária e formação de leitores. In AZEVEDO, Fernando & BALÇA, Ângela (Coord.). Leitura e educação literária. Lisboa: Pactor, 2019. p. 1-13.
BALÇA, Ângela & AZEVEDO, Fernando. Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n.º 37, mai.-ago. 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017131. Acesso em: 31 out. 2023.
BALÇA, Ângela. Educação literária na escola. Revista Antares, Rio Grande do Sul, v. 15, n.º 36, mai.-set. 2023. Disponível em http://dx.doi.org/10.18226/19844921.v15.n36.12. Acesso em 31 out. 2023.
COTO, Benigno Delmiro. O nos educamos o nos extinguimos. Linguística y literatura. Eikasia, Revista de Filosofia, Rioja, n.º 99, abr. 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7892362. Acesso em: 11 mar. 2024
FABREGAT-BARRIOS, Santiago et al. The eclectic landscape: examining Spanish secundary school teacher´s beliefs on literary education. Frontiers in Education, Lausanne, v. 8, artigo 8:1257976, set. 2023. Disponível em https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1257976. Acesso em: 11 mar. 2024.
FERNÁNDEZ-VILLARDÓN, Aitana et al. Enhancing literacy and communicative skills of students whith disabilities in special schools through dialogic literary gatherings. Frontiers in Psychology, Lausanne, vol. 12, artigo 662639, abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.662639. Acesso em: 11 mar. 2024.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa (2ª ed.). Porto Alegre: Bookman, 2004.
FODSTAD, Lars August & HUSABO, Gabriela Burgos. Planning for progression? Norwegian L1 teacher´s conception of literature teaching and leterary competence thoughout lower secondary education. L1-Educational Studies in Langue and Literature, Exeter, vol. 21, n.º 2, dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17239/L1ESLL-2021.21.02.06. Acesso em: 11 mar. 2024.
GALDINO, Clara Glenda Mendes et al. Sobrevoos de eros na aula de literatura: uma proposta humanizadora. Revista Humanidades e Inovação, Palmas-Tocantins, vol. 9, n.º 07, mar. 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7429. Acesso em: 11 mar. 2024.
GONÇALVES, Sónia et al. Manual de investigação qualitativa: conceção, análise e aplicações. Lisboa: Pactor, 2021.
JOHANSSON, Maritha. Literary socialization through education. A comparative study of Swedish and French upper secondary school students’ reception of a narrative text and the paradox of literature education. L1-Educational Studies in Language and Literature, Exeter, vol. 21, n.º 2, dez. 2021. Disponível em https://doi.org/10.17239/L1ESLL-2021.21.02.03. Acesso em: 11 mar. 2024.
KLEM, Suelen Cristina dos Santos et al. The teaching praxis with literary reading: Contributions to human development and emancipation. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, vol. 17, n.º 1, mar. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16322. Acesso em: 11 mar. 2024.
LOFGREN, Maria & ERIXON, Per-Olof. Literature - A high risk implementation route to literacy? L1-Educational Studies in Language and Literature, Exeter, v. 22, n.º 1, maio 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21248/l1esll.2022.22.1.409. Acesso em: 11 mar. 2024.
LOMAS, Carlos. Literatura: a educação literária. In Lomas, Carlos (Org.) O valor das palavras (II). Gramática, literatura e cultura de massas na aula. Porto: Edições ASA, 2006. p. 73-88.
MACHADO, Ana Maria. Lectura, escuela y creación literaria. Madrid: Anaya, 2002.
MARTÍNEZ, María Marco. & JARA, María Isabel de Vicente-Yague. Reading promotion of the poetic genre in Primary Education through a hypertextual didactic model. Investigaciones sobre Lectura, Málaga, v. 18, n.º 1, jun. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.24310/isl.v18i1.16773. Acesso em: 11 mar. 2024
MASAT, Milan et al. Research into factors influencing the (non)integration of innovative methods into the teaching of literary education at lower-secondary schools: presentation of research survey. Journal of Interdisciplinary Research, v. 12, n.º 1, jul. 2022. Disponível em: https:// 10.33543/1201106109. Acesso em: 11 mar. 2024.
MENDOZA FILLOLA, António. La educacion literaria. Bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Málaga, Espanha: Ediciones Aljibe, 2004.
MODESTO, Edcleberton de Andrade & ALVES, Izandra. A literarização da escola a partir de uma experiência com Machado dee Assis no Ensino Básico. Linha D´Água, São Paulo, vol. 35, n.º 01, jan.-abr. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p81-95. Acesso em: 11 mar. 2024.
MYREN-SVELSTAD, Per Esben & Gruters, Ruth. Justifications for teaching literature: A survey study among teachers of Norwegian L1. L1-Educational Studies in Language and Literature, Exeter, v. 22, n.º 1, dez. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21248/l1esll.2022.22.1.494. Acesso em: 11 mar. 2024.
PIN, Adriana & DALVI, Maria Amélia. Leitura de clássicos literários no Ensino Médio. Revista Olhares, Guarulhos, v. 11. n.º 1, Maio 2023. Disponível em: https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14290. Acesso em: 11 marc. 2024.
PORTOLOMEOS, Andréa. & NEPUMUCENO, Susana Vieira Rismo. O ensino da leitura literária na escola básica: perspectivas e desafios a partir da BNCC. Linha D´Água, São Paulo, vol. 35, n.º 01, jan.-abr. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p4-20. Acesso em: 11 mar. 2024.
RAIG RECHOU, B-A. Educacíon literaria e literatura infantil e xuvenil. Porto: Tropelias & Companhia, 2013.
RUBIO, Gema. Gómez. Children’s and Young Adult Literature in the reading career of future teachers: beliefs, readings and training needs. Lenguaje y textos, Valência, n.º 53, jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4995/lyt.2021.15016. Acesso em: 11 mar. 2024.
RUIZ-EUGENIO, Laura et al. Dialogic literary gatherings: A systematic review of evidence to overcome social and educational inequalities. Educational Research Review, Valência, v. 39, artigo 100534, maio. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2023.10053. Acesso em: 11 mar. 2024.
SÁNCHEZ-RODRÍGUEZ, Susana & RIVERA-JURADO, Paula. Concepciones y prácticas docentes para una educación literaria en el primer ciclo de Educación Infantil (0-3). Revista Complutense de Educación, Madrid, v. 35, n.º 1, nov. 2022. Disponível em: https://dx.doi.org/10.5209/rced.83093. Acesso em: 11 mar. 2024.
SANTOS, Daniel dos & SANTOS, Drisana. de Moraes Oliveira. Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação. Linha D´Água, São Paulo, vol. 35, n.º 01, jan.-abr. 2022 Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179. Acesso em: 11 mar. 2024.
SANTOS, Josefa Rodrigues dos & MELO, Márcio de Araújo. Escolarização da literatura no ensino fundamental: experiências nos anos iniciais. Revista Humanidades e Inovação, Palmas-Tocantins, vol. 9, n.º 25, mar. 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7801. Acesso em: 11 mar. 2024.
SOUSA, Abraão Vitoriano et al. Ponderações teórico-metodológicas a partir da presença da literatura e da educação literária na BNCC: contributos e entornos no ensino fundamental. Revista Humanidades e Inovação, Palmas-Tocantins, vol. 9, n.º 07, jul. 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7193. Acesso: 11 mar. 2024.
TORRIJOS, Estefanía Linuesa. Lá edición literaria en Bachillerato: voces marginadas del siglo XIX. Una propuesta didáctica para 1.º de Bachillerato. Revista Electrónica de Estudios Hispánicos, Valladolid, v. 32, dez. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24197/ogigia/32.2022.45-71. Acesso em: 11 mar. 2024.
VITEZONA, Eva. Teaching literature at Slovak secondary schools (Text and context in literary education). Journal of Languege and Cultural Education, Varsóvia, v. 9, n.º 3, dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.2478/jolace-2021-0017. Acesso em: 11 mar. 2024.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).