EDUCAÇÃO, POLÍTICA E PROPAGANDA: O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE NA EXPOSIÇÃO NACIONAL DO ESTADO NOVO (1938-1939)

Resumen

O objetivo deste texto é analisar a presença do Ministério da Educação e Saúde (MES) na Exposição Nacional do Estado Novo, evento ocorrido no Rio de Janeiro, entre 1938 e 1939, cujo objetivo era expor à população aquilo que a administração central havia logrado fazer desde os anos 1930. Partindo da premissa de que o Estado Novo buscou legitimar-se por meio da Exposição, argumentamos que o pavilhão do MES possuiu papel importante para o evento, na medida em que enunciou as diretrizes da política educacional do regime: a nacionalização e a centralização (Bomeny, 1999). Para isso, o Ministério da Educação lançou mão de um conjunto de artefatos (maquetes, fotografias, painéis etc.) como forma de disseminar as representações (Chartier, 1991, 2002) das políticas em curso. Tratava-se de uma estratégia de legitimação (Certeau, 1998), que, por meio do apelo à visualidade, dava a ver as diretrizes da política educacional do Estado Novo.

Biografía del autor/a

Renata Marcílio Cândido, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Pedro Henrique Gonçalves Amorim, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Estudante do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do curso de História da mesma instituição. Graduado em Pedagogia pela UNIFESP (2022).

Citas

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Publicado
2024-11-25