APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

  • Ricardo Luiz Perez Teixeira Universidade Federal de Itajubá
  • Priscilla Chantal Duarte Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Max Leandro de Araújo Brito Faculdade Natalense de Ensino e Cultura - FANEC

Resumen

Neste estudo, apresentam-se os resultados da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) em um curso de Engenharia no Brasil. O objetivo da aplicação do PBL é se melhorar o desempenho e a aprendizagem discente nas disciplinas específicas do curso de Engenharia, no intuito de fomentar a motivação e correlacionar teoria e prática. A utilização de PBL se deve ao fato da existência de um quadro de desmotivação e resistência por parte dos discentes quanto ao método de ensino clássico/ tradicional. Dessa forma, partiu-se da hipótese de que uma metodologia voltada para uma participação ativa do discente, bem como a oportunidade de lidar com problemas fosse capaz de engendrar motivação e minimizar o número de evasões. A metodologia utilizada para o estudo foi a de pesquisa-ação, em que os sujeitos também atuam como agentes. Os resultados indicaram um ótimo retorno no aprendizado e desempenho discentes com a utilização de PBL.

Biografía del autor/a

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Universidade Federal de Itajubá

Professor Adjunto da Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira, Itabira-MG, Brasil. ricardo.luiz@unifei.edu.br. Doutor em Ciências e em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Professor para graduação do curso de engenharia dos materiais na UNIFEI Campus de Itabira com trabalhos publicados técnicos e educacionais.

Priscilla Chantal Duarte Silva, Universidade Federal de Itajubá

Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, MG, Brasil. priscillachantal@unifei.edu.br. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Professor para graduação na UNIFEI Campus de Itabira na área de Comunicação e Expressão e Metodologia de Pesquisa, nas Engenharias com trabalhos publicados técnicos e educacionais.

Max Leandro de Araújo Brito, Faculdade Natalense de Ensino e Cultura - FANEC

Professor na Faculdade Natalense de Ensino e Cultura, FANEC, Natal, RN, Brasil. maxlabrito@yahoo.com.br. Membro do comitê editorial e científico da revista Research, Society and Development. Doutor em Energia e Mestre em Administração de Empresas.

Citas

ARANZABAL, A.; EPELDE, E.; ARTETXE, M. Monitoring questionnaires to ensure positive interdependence and individual accountability in a chemical process synthesis following collaborative PBL approach. Education for Chemical Engineers, 2018. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.ece.2018.06.006.

Acesso em 16/11/2018.

ARRUE, Marta et al. Effect of a PBL teaching method on learning about nursing care for patients with depression. Nurse education today, v. 52, p. 109-115, 2017. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.02.016. Acesso em 16/11/2018.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, p. 139-154, 1998. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008. Acesso em 16/11/2018.

DE REZENDE JÚNIOR, R. A. et al. Aplicabilidade de metodologias ativas em cursos de graduação em engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 41., 2013, Gramado. Anais... Gramado: UFRGS, 2013. Disponível em http://www.fadep.br/engenharia-eletrica/congresso/pdf/118003_1.pdf. Acesso em 16/11/2018.

FERNANDES, Sandra Raquel Gonçalves. Preparing graduates for professional practice: findings from a case study of Project-based Learning (PBL). Procedia-social and behavioral sciences, v. 139, p. 219-226, 2014. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.08.064. Acesso em 16/11/2018.

Giordan, A. Aprender. Instituto Piaget. - Av. Joao Paulo II, Lote 544, 2. - Lisboa. Editions Belin, 1998.

HAMBURG, Ileana; VLADUT, Gabriel. PBL–Problem Based Learning for Companies and Clusters. Transportation research procedia, v. 18, p. 419-425, 2016. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.trpro.2016.12.055. Acesso em 16/11/2018.

HUNG, Woei. All PBL starts here: The problem. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, v. 10, n. 2, p. 2, 2016. Disponível em https://doi.org/10.7771/1541-5015.1604. Acesso em 16/11/2018.

NAJDANOVIC-VISAK, Vesna. Team-based learning for first year engineering students. Education for Chemical Engineers, v. 18, p. 26-34, 2017. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.ece.2016.09.001. Acesso em 16/11/2018.

ORTIZ, Daniela; HUBER-HEIM, Karin. From information to empowerment: Teaching sustainable business development by enabling an experiential and participatory problem-solving process in the classroom. The International Journal of Management Education, v. 15, n. 2, p. 318-331, 2017. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.ijme.2017.03.008. Acesso em 16/11/2018.

Pozo, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem / Juan Ignacio Pozo; trad. Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

PROMENTILLA, Michael Angelo B. et al. Problem-based learning of process systems engineering and process integration concepts with metacognitive strategies: The case of P-graphs for polygeneration systems. Applied Thermal Engineering, v. 127, p. 1317-1325, 2017. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.applthermaleng.2017.08.086. Acesso em 16/11/2018.

ROVERS, Sanne FE et al. Improving student expectations of learning in a problem-based environment. Computers in Human Behavior, 2018. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.02.016. Acesso em 16/11/2018.

SEMAN, Laio O. et al. MPPTjs: A JavaScript Simulator for PV Panels Used in a PBL Application. Energy Procedia, v. 107, p. 109-115, 2017. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.egypro.2016.12.141. Acesso em 16/11/2018.

TAN, Chin Pei; VAN DER MOLEN, H. T.; SCHMIDT, H. G. To what extent does problem-based learning contribute to students' professional identity development?. Teaching and Teacher Education, v. 54, p. 54-64, 2016. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.11.009. Acesso em 16/11/2018.

TORTORELLA, Guilherme; CAUCHICK-MIGUEL, Paulo. Combining traditional teaching methods and PBL for teaching and learning of lean manufacturing. IFAC-PapersOnLine, v. 51, n. 11, p. 915-920, 2018. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.ifacol.2018.08.465. Acesso em 16/11/2018.

TRONCON, Luiz Ernesto de Almeida. Estruturação de sistemas para avaliação programática do estudante de medicina. Rev. bras. educ. méd, v. 40, n. 1, p. 30-42, 2016. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01392015. Acesso em 16/11/2018.

VARGAS, Adriana; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Metacognição em Grupos de Problem-based Learning (PBL). Educação. Revista do Centro de Educação, v. 42, n. 2, p. 421-434, 2017. Disponível em http://www.redalyc.org/service/redalyc/downloadPdf/1171/117153744014/7. Acesso em 16/11/2018.

Publicado
2019-07-05